Projeto Vem jogar comigo!



Projeto: - Vem Jogar Comigo.


Como funciona esse projeto??
O projeto vem jogar comigo é desenvolvido na creche por todas as turmas.
Diariamente uma criança é sorteada para levar o jogo confeccionado por eles para brincar em casa com a família.Ao levar o jogo para casa a família é orientada pela professora sobre os cuidados com o brinquedo e que deve tirar uma foto do momento da brincadeira para postar na pagina da creche.
No dia seguinte durante a roda de conversa a criança conta para turma como foi sua experiencia.

Porque resolvemos desenvolvê-lo com as crianças??
Durante um momento de avaliação dos projetos desenvolvidos pela creche, chegamos a conclusão de que o projeto Era uma vez, já não estava mais atraindo a participação das família. Então decidimos repensar  qual seria a outra forma de envolver a família nas atividade oferecidas pela creche, neste  meio tempo participamos do Seminário de educação infantil , onde podemos conhecer diferentes praticas utilizadas por outras entidades para envolver as famílias e fortalecer vínculos.
Com o pensamento de inovar nossa pratica e de contribuir com o desenvolvimento das crianças, criamos o projeto vem jogar comigo.
   
Porque a família foi incentivada a participar? 
As crianças passam muito tempo na creche, pensando nisso buscamos através do projeto proporcionar um momento prazeroso entre a criança e a família, além de despertar o gosto pelo brincar junto com o filho(a).

Fotos das crianças jogando com sua família.



Testando a memória e aprendendo as formas geométricas -  Maria Eduarda




               Yasmin Soares jogando com a mamãe
 
 ANA KAROLLINA BRINCANDO COM O JOGO DA MEMÓRIA ELA ADOROU.
 Aprendendo desde cedo a ter foco na vida - Nicolly



                                                       Karina jogando em família

Depoimentos da Equipe Pedagógica:


- Enquanto brincam aqui na creche eu percebo que desenvolvem questões como: partilhar, saber esperar a vez, atenção. Percebo nitidamente o quanto o jogo colabora com o desenvolvimento cognitivo. ( Auxilar de desenvolvimento Infantil Daniela )

- Durante os cantinhos diversificados procuro incluir o jogo, porém observo que é necessária a presença do adulto para que as crianças consigam jogar. Toda criança tem dificuldade de dividir e o jogo ajuda muito. ( Professora Juliana )

-  O projeto "vem jogar comigo" está envolvendo as famílias, estamos recebendo uma devolutiva muito positiva e de interesse por parte dos pais. As crianças estão ensinando a família a jogar. ( Professora Juliana )

- Percebo que as crianças maiores, de  6 anos, já conseguem jogar sem auxilio do adulto. Eles tentam resolver os conflitos causados durante o jogo.Durante o jogo destacam-se as crianças com espírito de liderança. Enquanto brincam aprendem matemática e desenvolvem o raciocínio lógico-matemático muito importante para a criança. ( Auxiliar Gil )

- A turma de 5 anos  sente bastante dificuldade em lidar com o jogo pois perder poara eles ainda é um problema. O jogo é um momento importante para que possam aos poucos aprender a lidar com esse sentimento e aceitar que no jogo podemos perder e podemos ganhar. ( Professora Cristiane )


Relato das crianças:

Kethelyn - Tia, eu queria ficar 9 dias com o jogo. Ganhei da minha mãe e da minha irmã. Pedi pra mamâe tirar foto.

Kamila - Eu nem quis vir pra creche pra poder ficar mais um dia com o jogo na minha casa

Ana Vitória - Foi feliz, eu brinquei com minha mamãe e meu papai.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ

Projeto Pinóquio - onde a fantasia e a imaginação contribuem para o desenvolvimento da criança.

O Dia do abraço!!