BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ
O ideia do projeto CONVIVÊNCIA surgiu em 2012 através do desejo da Equipe Pedagógica de proporcionar às crianças um dia de integração e alegria para além das festas e eventos tradicionais. O Projeto é pensado coletivamente a partir da proposta de uma das professoras. O tema deste mês: "Brinquedos e Brincadeiras do tempo da vovó "foi muito importante para o resgate de brincadeiras e brinquedos da cultura popular bem como para incentivar ás crianças a brincarem e conhecerem brincadeiras antigas.
Para a realização do projeto, contamos com as voluntárias: Suzy ,Nilva, Veralu ,toda equipe CEASCOM e funcionarios AFASCOM!
Projeto
Convivência e Alegria:
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ
Professora
responsável: Leslie Patrícia Rodrigues
Data:
29/08/2013
Execução
com participação de toda equipe: apoio e pedagógica.
I – OBJETIVOS DO PROJETO
Este projeto reafirma a educação infantil
como espaço de educação integral, de acolhimento e desenvolvimento das crianças
em suas dimensões corporal,afetiva, cognitiva, cultural, política,espiritual e
estética.
Visa proporcionar momentos dedicados às atividades em grupo onde as
crianças partilham ideias, novidades, constroem algo juntas, se ajudam, descobrem novas parcerias.
O projeto Propiciará a Integração entre todos os grupos, das diferentes
faixas etárias, de forma lúdica e prazerosa. Também resgatar
valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu
círculo de brincadeiras, tornar as crianças mais solidárias e participativas,
incentivar o trabalho de equipe.
A equipe
pedagógica trará propostas de atividades significativas, que tenham sido
baseadas no interesse manifestado pelas crianças, que tenham caráter lúdico e
que acolham todas as crianças a fim de integrá-las.
II – JUSTIFICATIVA
A
escolha deste tema, parte do intuito de
mostrar ás crianças como se brincava antigamente, em uma época onde não havia
tanta tecnologia. Pensando nisso planejamos atividades e brincadeiras
lúdicas onde a criança possa
brincar e interagir com outras turmas de
forma atrativa e prazerosa.
As brincadeiras serão divididas em
quatro grupos representadas por cor (azul, amarelo, verde, vermelho) e os
brinquedos serão feitos por cada turma em sala de aula e contará com a
participação de todos os funcionários e crianças, onde cada equipe terá a
presença de um adulto para organizar as tarefas, a escolha desses será feita
através de sorteio. As atividades realizadas serão:
ü
Rio
vermelho;
ü
Mãe
pobre, mãe rica;
ü
Brincadeiras
de roda: Roda-roda, Samba crioula, Gata pintada, Peneira, Casa do
Zé;
ü
Rouba
bandeira;
ü
Brincadeiras
de mãos;
ü
Confecção
de Bilboquê;
ü
Contação
de história
IV – ROTEIRO
7:30
– 8:00 Acolhimento das crianças a sala
(Distribuição das cores para cada criança)
8:00
– 9:00 Café da manhã com cada turma no
seu horário (8:00 as 8:30 e 8:30 as 9:00)
Em
seguida reunir todos na área 1 para fazer o sorteio de quem ficara responsável por
cada turma.
9:00
inicio das brincadeiras.
Área 1: Rio vermelho e Mãe
pobre, mãe rica –
Área 2: Brincadeiras de mão
–
Área 3: Rouba bandeira –
Parque 1: Brincadeira de
roda -
10:30
– 11:30 Almoço Turma do Sapo e Turma da Estrela.
Turma
do Carrossel e Tatu ficam e seguem a rotina
11:30
– 12:30 Almoço Turma do Carrossel e Tatu
11:30
– 13:30 Descanso/sono – Turma do Sapo e Estrela
13:30
– 14:00 Fruta
14:00
– 15:00 Organização das equipes em sala para confecções dos brinquedos
15:00
- 16:00 Lanche da tarde bolinho de chuva (15:00 as
15:30 Azul e Vermelho / 15:30
as 16:00 Verde e Amarelos)
16:00
– Voltar cada educador com sua turma.
16:20 -
entrega das lembranças pelas mãos da VOVÒ
V – ORGANIZAÇÃO
DAS TAREFAS
·
Preparar
material para confecção do Bilboquê ( Todos os educadores)
·
Cortar
as fitas de TNT ( Cris, Robéria, Dani Felix)
·
Preparar
os saquinhos de doces e separar material (Vera e Keila)
·
Fazer
as bandeiras com TNT (Leslie Patrícia)
Como se brincar
1 - Rio
Vermelho
Em um grupo, um participante é escolhido para ser o
pegador. Ele fica no meio da quadra; os outros participantes ficam reunidos em
um só lado.
O grupo diz:
"Queremos atravessar o rio vermelho!".
E o pegador diz:
"Só se tiverem a minha cor".
O grupo pergunta:
"De que cor?".
Aí o pegador escolhe uma cor: azul, por exemplo.
Aqueles que tiverem a mesma cor em algum detalhe da
roupa, do sapato ou nos enfeites de cabelos poderão atravessar.
Os participantes que não têm nada da cor escolhida vão
tentar atravessar o rio. Mas eles terão que correr para escapar do pegador.
Quem for pego vira o próximo pegador.
2 - Mãe
pobre, mãe rica
Uma criança é escolhida para ser a mãe rica e outra para
ser a mãe pobre.
A mãe pobre tem muitos filhos, e a mãe rica, nenhum. Por
isso, todos os outros ficam do lado da criança que é a mãe pobre.
As crianças cantam a música abaixo, e a mãe rica
substitui sempre "Daniela" pelo nome de alguém do outro grupo.
Quando o grupo da mãe pobre pergunta "que ofício dá
a ela", a mãe rica tem que pensar em uma profissão e dizer.
A pessoa escolhida tem que dizer se aceita o ofício ou
não. Se aceitar, passa para o lado da mãe rica. Senão, fica onde estava.
A brincadeira continua até todas as crianças mudarem de
lado.
Letra
de música
"Eu sou rica, rica, rica de marré, marré, marré
Eu sou rica, rica, rica de marré deci
Eu sou pobre, pobre, pobre de marré, marré, marré
Eu sou pobre, pobre, pobre de marré deci
Eu queria um de seus filhos de marré, marré, marré
Eu queria um de seus filhos de marré deci
Qual deles você escolhe de marré, marré, marré
Qual deles você escolhe de marré deci
Eu queria Daniela de marré, marré, marré
Eu queria Daniela de marré deci
Que ofício dá a ela de marré, marré, marre
Que ofício dá a ela de marré deci."
3 - Rouba
Bandeira
As crianças se dividem em dois times com número igual de
participantes, e cada um escolhe um capitão.
Cada time fica em um lado do campo, dividido ao meio por
uma linha. No fundo de cada campo é desenhado um círculo e uma bandeira, representando
o time, é colocada dentro dele.
Um time tem que tentar pegar a bandeira do outro e trazer
para o seu campo. Quem conseguir fazer isso primeiro vence. Ninguém pode sair
das linhas que delimitam os campos.
Quando entra no território dos adversários, o jogador
fica congelado se for tocado por um deles e só pode voltar a se mexer se for
tocado por uma pessoa do seu time.
4 - Brincadeiras
de mãos:
·
Gata Pintada
Gata pintada
Quem te pintou?
Foi uma velhinha
Que por aqui passou.
Em tempo de areia
Fazia poeira
Pega essa lagarta
Pela ponta da orelha
(O grupo senta no chão em círculo e os participantes
colocam as duas mãos fechadas no centro.
Enquanto cantam a música abaixo, um dos jogadores bate
nas mãos de cada um, incluindo a sua mão livre e a própria boca.
Quando disserem "pela ponta da orelha", a
pessoa que levou o tapa na mão por último pega na orelha do amigo que está ao
lado da mão atingida.
E assim por diante até todos estarem segurando uns aos
outros pela orelha.
A brincadeira termina com todos puxando as orelhas dos
outros ao mesmo tempo.)
· La
em cima do piano (Lá em cima do piano tinha um copo de veneno quem bebeu,
morreu, o azar foi seu.)
· Um
caminhão de laranja (O caminhão de laranja passou por aqui? ( passou) Quantas
laranjas você comprou? ( a criança cujo
a mão foi tocada neste momento, irá dizer um número de 1 a 10) .A brincadeira
continua até todas as mãos serem tocadas
e sobrar só uma criança na roda.)
5 - Jogo
das mãos
PASSOU UM CAMINHÃO DE LARANJA
PREPARAÇÃO: Alunos sentados em cadeiras, formando uma roda.
DESENVOLVIMENTO:
Todas
as crianças colocam as duas mãos fechadas para frente e a professora vai
passando e batendo em cada uma das mãos das crianças, cantando: “Passou um
caminhão de laranja por aqui, quantas laranjas você comprou?”
Em quem parar deverá dizer um número
qualquer, por exemplo: cinco. E a professora continua batendo nas mãozinhas: 1,
2, 3, 4, 5. Em quem parar deverá esconder uma das mãozinhas. E quando esta
tiver as duas mãos escondidas deverá virar a cadeira do lado contrário. A
brincadeira continua até que todos tenham as duas mãos escondidas, ficando
apenas um ganhador.
Outras musicas para brincar da mesma
forma.
Lá em cima do piano tem um copo de veneno
Quem bebeu morreu
O culpado não fui
EU
Quem bebeu morreu
O culpado não fui
EU
Pomponeta peta peta, peta petinha
pomponeta peta peta, petá petú
pomponeta peta peta, petá petú
Adoleta
Le peti, peti polá
Nescafé com chocolá
Adoleta
puxa o rabo do tatu
quem saiu foi tu
puxa o rabo da panela
quem saiu foi ela
Lá em cima do piano
tem um copo com veneno
quem bebeu morreu
o azar foi seu
rá, ré, ri, ró, RUA!"
Le peti, peti polá
Nescafé com chocolá
Adoleta
puxa o rabo do tatu
quem saiu foi tu
puxa o rabo da panela
quem saiu foi ela
Lá em cima do piano
tem um copo com veneno
quem bebeu morreu
o azar foi seu
rá, ré, ri, ró, RUA!"
Horário das atividades.
Manhã
.
Horário
|
Área Verde 1
Rio Vermelho/ Mãe pobre
|
Área Verde 2
Jogo das mãos
|
Parque 1
Brincadeiras de roda
|
Brinquedão
Rouba Bandeira
|
9:00 – 9:20
|
Azul
|
Vermelho
|
Verde
|
amarelo
|
9:20 – 9:40
|
amarelo
|
Azul
|
Vermelho
|
Verde
|
9:40 – 10:00
|
verde
|
Amarelo
|
Azul
|
Vermelho
|
10:00 – 10:20
|
Vermelho
|
Verde
|
Amarelo
|
Azul
|
Atividades nas salas
Confecção Bilboquê
Tarde
Horário
|
Sala AG2
|
Sala AG3A
|
Sala AG3B
|
Sala AG3
|
14:00 – 15:00
|
Azul
|
Vermelho
|
Verde
|
Amarelo
|
As crianças trataram a vovó com muito carinho!
- Tadinha Vovó você está com dor nas costas???
Tia Dani contou para as crianças que a Vovozinha foi MISS quando era mais jovem.....
Algumas crianças perguntaram pra vovó se ela era a vó da Tia Vera!!!
Vovozinha Vera e Tia Suzy!1 Que delícia entrar na fantasia das crianças!
Comentários