"BRINCAR É UMA ARTE. INCLUIR FAZ PARTE."
PROJETO CONVIVÊNCIA E ALEGRIA
"BRINCAR É UMA ARTE. INCLUIR FAZ PARTE."
REALIZADO NO DIA 30/04/2015
RESPONSÁVEL PROFESSORA: AMANDA CORDEIRO ( Portfólio e elaboração do tema )
APOIO E EXECUÇÃO: TODA EQUIPE CEASCOM
Como foi a escolha do tema?
Neste ano a creche matriculou uma criança com deficiência visual. Devido a importância da inclusão decidimos fazer este projeto afim de apresentar situações iguais as que os deficientes enfrentam e mostrar que somos capazes de realizar diversas atividades mesmo com alguma dificuldade física.
Esse projeto foi bem desafiador tanto para planejar como para que ele acontecesse. Várias reuniões foram feitas e discutido o assunto com toda equipe pedagógica.
Como foi a escolha do tema?
Neste ano a creche matriculou uma criança com deficiência visual. Devido a importância da inclusão decidimos fazer este projeto afim de apresentar situações iguais as que os deficientes enfrentam e mostrar que somos capazes de realizar diversas atividades mesmo com alguma dificuldade física.
Esse projeto foi bem desafiador tanto para planejar como para que ele acontecesse. Várias reuniões foram feitas e discutido o assunto com toda equipe pedagógica.
Um assunto pouco conhecido que mobilizou a todos na busca da pesquisa e do conhecimento para que os objetivos fossem alcançados.
A maio dificuldade enfrentada foi para escolher as atividades pois deveríamos realizar sem "excluir" nenhuma criança.
Foi um dia mágico para todos os envolvidos.
A maio dificuldade enfrentada foi para escolher as atividades pois deveríamos realizar sem "excluir" nenhuma criança.
Foi um dia mágico para todos os envolvidos.
Atividades do projeto:
Vídeo sem som - Título do filme: CORDAS
História para preparar a brincadeira:" LENDO COM AS MÃOS "
Brincadeira - Passe a bola - com um dos braços amarrados as crianças terão que passar a bolinha de copo em copo até chegar a um caixa.
História para preparar a brincadeira: HISTORIA DE VIDA ANA VITORIA
Brincadeira - Futebol de sopro - As crianças terão que soprar a bolinha com o objetivo de fazer o gols.
História para preparar a brincadeira: - ANA JULIA CADEIRANTE
Brincadeira - Circuito - atravessar o circuito com os olhos vendados com ajuda de um amigo
Show de Mimicas para que as crianças adivinhem
Para finalizar o projeto um super lanche self service e a festa dos aniversariantes.
Avaliação das crianças em relação ao projeto - turma da aranha - 5 anos
Yhorrana – Eu gostei de passar pela teia de aranha (labirinto da entrada)
Estefane – Eu gostei de passar pela teia de aranha porque podia passar por baixo e sem as mãos.
Bruno – Eu gostei do futebol de sopro porque tinha que soprar.
Gabriel – Eu gostei do vídeo porque tinha um menino sem falar e a menina brincava com ele.
A INCLUSÃO ACONTECE QUANDO... SE APRENDE COM AS DIFERENÇAS E NÃO COM AS IGUALDADES” Paulo Freire
Comentários