Reunião de pais: 8 razões pra participar
É preciso cuidar com afinco da Educação das crianças. E frequentar as reuniões escolares é um excelente começo para pais.
A reunião de pais e professores não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. "O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para a criança",
Compartilhar é mesmo a palavra quando se fala nessas reuniões. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria, as reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. "Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores."
Na reunião tem-se a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a proposta pedagógica e a metodologia da escola, acompanhar o desenvolvimento dos filhos, esclarecer dúvidas e o comportamento da criança. Nem sempre o comportamento da criança é o mesmo na escola e em casa, o que, muitas vezes, pode gerar diferentes impressões sobre ela (em casa, ela é extrovertida e falante, mas na escola tende a se fechar e a apresentar timidez; ou é irrequieta na escola, desobediente, enquanto no ambiente doméstico não apresenta tais sinais). Se os pais reconhecem essas diferenças, podem também buscar entender por que elas acontecem (falta de interesse ? Insegurança? Baixa autoestima? Distúrbio de atenção? Agitação demais?). Ou seja: conversando com os professores e outros pais, é possível perceber como o filho é visto pelas pessoas que o cercam e, assim, tentar ajudá-lo.
Infância, pré-adolescência, adolescência... As fases do crescimento são muitas e cada uma possui suas particularidades. A escola e os pais precisam estar preparados para lidar com as questões que certamente irão surgir, enfrentando-as com naturalidade e respeito. Nas reuniões, pode ser discutido: o que é típico dessa faixa etária? Como agimos?
A proximidade e a confiança entre escola e família, quando transmitidas às, fazem com que eles se sintam mais seguros, aprendam mais e se relacionem melhor.
Leiam na íntegra essa excelente matéria da revista Educar Para Crescer.
1ª
Reunião de Acolhimento 2013 CEASCOM
Tratamos de diversos assuntos tais como: adaptação da criança na creche,
regras e regimento interno e apresentação da equipe de funcionários do ano de 2013
Iniciamos a reunião dando boas vindas às
famílias e levando as crianças que estavam presentes para um espaço onde elas
pudessem brincar sob os cuidados de parte da equipe.
A reunião foi
bastante produtiva, contamos com a presença
de mais de 30 pais e familiares que demonstraram bastante interesse e
ansiedade , fazendo perguntas sobre o funcionamento da creche e tirando dúvidas
, colocando suas angustias devido ser um momento novo para alguns
Para descontrair
e tornar a reunião mais atrativa e feliz, utilizamos musicas e dinâmicas,
envolvendo as famílias, fazendo-as participar
expondo suas idéias.
Nesse ambiente pudemos ouvir relatos de
duas mães que tiveram seus filhos na creche anos atrás e estavam novamente ali com outros filhos. Emocionadas falavam o
quanto a creche foi importante na vida de seus filhos e o quanto é importante a
família ser parceira da creche para que as crianças possam se desenvolver da
melhor maneira possível.
Cláudia, mãe de Matheus e Lucia Helena mãe de Andressa, relataram o
quanto a creche contribuiu na vida de seus filhos deficientes, e que através dela, puderam chegar a um
diagnóstico e acompanhamento adequado para as crianças de acordo com as
necessidades de cada uma.
Ao final da pauta, cantamos a musica aquarela com as famílias, momento bastante emocionante, e seguimos para um tour, mostrando para
as famílias os ambientes e as novidades e o quanto a creche esta bonita e colorida.
Encerramos a reunião nos reunindo na área externa da
creche para tomarmos um lanchinho e fazer a entrega das listas de materiais de
cada turma."
Reunião de Pais e professores
AG 2 A Data: 26/02/2013.
Pauta:
·
8:00 – Recepção das famílias na sala do AG2 A.
·
8:20 – inicio da reunião com Orientadora
Pedagógica, agradecendo a presença dos pais na reunião, reforçando a
importância da parceria entre creche e família.
·
8:30 – fala da professora e recreacionista sobre
como está o grupo no coletivo.
·
·
8:45 –
Adeus fraldinha.
- entrega do
texto com dicas para tirar a fralda.
- falar sobre a
fase do desenvolvimento em que a criança se encontra.
- falar sobre
como é realizado esse trabalho aqui na creche.
- orientar como
deve ser em casa.
- reforçar sobre
a quantidade de roupas que deve vir na mochila.
·
9:20 – Ai
que vontade de Morder!
- explicar aos pais que esta é uma fase
que as crianças do agrupamento 2 A estão passando e que é preciso saber lidar
com isso.
- explicar porque a criança morde.
- procedimentos que tomamos quando
ocorre uma mordida.
·
9:45 Um
presente para fada. ( Chupetas / paninhos/ mamadeiras)
- momento para conversar com os pais
sobre chupetas, paninhos e mamadeiras.
- porque tirar a chupeta agora?
-combinar data para fada vir buscar os
presentes.
- após a entrega para a fada, não
teremos mais chupetas.
- como falar sobre isso com a criança.
- como agir diante desta despedida.
·
10:00 Finalizar
a reunião com entrega de uma lembrancinha ( fadinha com lembrete sobre o dia da
fada).
Dicas para tirar a fralda do seu filho.
A primeira coisa
é não pular etapas. “É preciso saber se a criança realmente está pronta e não
fazer o desfralde”.
Atitudes que indicam se a criança está pronta
para o desfralde:
1.Contar que fez
ou que está com vontade de fazer xixi ou cocô;
2. Já tem equilíbrio para caminhar;
3. Sobe e desce escadas alternando os pés;
4. Na hora de trocar a fralda, você nota que ela está cada dia mais sequinha;
5. Mostra desejo em usar o vaso sanitário;
6. Incomoda-se com a fralda cheia.
2. Já tem equilíbrio para caminhar;
3. Sobe e desce escadas alternando os pés;
4. Na hora de trocar a fralda, você nota que ela está cada dia mais sequinha;
5. Mostra desejo em usar o vaso sanitário;
6. Incomoda-se com a fralda cheia.
Como explicar o processo para criança.
Vale motivar os
pequenos, dizendo que já está crescendo e que agora vai usar cueca e calcinha,
diga que os coleguinhas da turminha já
estão indo ao banheiro para fazer as necessidades. Valorize e festeje os
momentos em que a criança avisar que quer fazer xixi ou cocô.
Devo lembrar que é hora de
ir ao banheiro?
Sim, é preciso sempre lembrar à criança que ela precisa fazer
xixi e, mesmo que ela diga que não está com vontade, é preciso sentá-la no vaso
sanitário e aguardar. Aos poucos, ela começa a se acostumar e consegue
controlar a vontade sozinha. Uma dica é ter em mente um horário para lembrar a
criança de ir ao banheiro, por exemplo, a cada 30 min leve a criança ao
banheiro, e se no espaço deste tempo a
criança pedir para ir ao banheiro novamente acredite e a leve.
Vale usar penico?
Sim, Se os pais optarem por utilizar penicos, não devem
tirá-lo do banheiro. Nada de colocar na sala, em frente à TV. "Penico não
é brinquedo e não deve ser utilizado para outros fins",
Na escola, os vasos sanitários são baixinhos e permitem que a
criança use-os sozinha, se sentindo ainda mais independente. Por isso, é
dispensável o uso do penico.
Posso colocar fralda vez ou
outra?
Perante a uma viagem ou dificuldade, é comum que os pais
coloquem, vez ou outra, as fraldas nas crianças. Isso deve ser evitado.
"Ideal é parar, mesmo que esteja na estrada, e ajudar a criança a fazer
xixi",
Todos devem acreditar na criança quando ela pedir para ir ao
banheiro.
Os meninos e as meninas são
diferentes?
Mesmo que o menino queira começar a fazer xixi de pé sozinho,
o comum é que comecem sentadinhos, como as meninas. Os papais não precisam se
preocupar com isso, mas podem dar o exemplo e ensinar o menino a, aos poucos,
fazer xixi de pé.
Devo ajudar a limpar a criança?
Deve-se ir com a
criança ao banheiro, conversar durante, ensinar... Na hora de limpar,
deve-se fazer para a criança, até que
elas consigam controle para fazerem sozinhas. "Assim como tomar banho e se
secar. Os pais vão observando e mudando o comportamento
Algumas crianças
gostam de tentar sozinhas, mas a supervisão
e o retoque final por um adulto são obrigatórios. A partir dos quatro
anos, elas começam a se limpar sozinhas.
Ai que vontade de Morder!
Mordida: este é certamente um dos maiores temores de mães com filhos em berçários e escolas de Educação Infantil. Claro, ninguém gosta de ver aqueles sinais doloridos na pele de seu filho. Mas, como qualquer um corre esse risco, é preciso entender o que isso significa. Antes de tudo, é preciso considerar que para a criança a mordida não é uma arma, como seria para um adulto. É antes, uma forma de expressão. Desde que o bebê nasce, é pela boca que ele percebe o mundo. Não apenas pelo ato de sucção e das mamadas, mas pelo choro, pelo riso, pelo balbuciar. À medida que cresce e com o surgimento dos dentes, esse processo continua, e morder também passa a ser uma forma de interagir com o mundo, de perceber a consistência de um objeto e também de provocar reações. Os adultos também fazem isso ao dar mordidas carinhosas nas crianças. Portanto, para compreender as mordidas, é necessário levar em conta o contexto em que ocorrem. Geralmente, estão associadas ao sentimento de contrariedade, de frustração, de ansiedade, de raiva, de ciúmes, de busca de atenção. Praticamente, toda criança entre um e três anos lançará mão desse recurso... Seja qual for a causa, é importante não taxar a criança de mordedora, porque isso vai gerar a expectativa de que ela volte a morder, o que pode realmente levar a mais mordidas. O melhor é tratar o fato com tranqüilidade, e mostrar à criança que o que ela faz provoca dor, machuca. E, além disso, ensinar que existem outras formas de expressar seus sentimentos. |
REUNIÃO DE PAIS E PROFESSORAS AG3C
Campinas, 06 de março de 2013.
Período da tarde: inicio às 16h e término às 17h
Turma: TATU ALEGRIA
PROFESSORA: Amanda Cordeiro
RECREACIONISTA: Daniela Felix
Pauta e
planejamento do tempo
16:00 as 16:20 - Dinâmica do DesafioProcedimento: colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa (no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar com ela quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está à caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar? Inicia a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok? Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate sonho de valsa com a ordem 'coma o chocolate'.
Objetivos:essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória
·
Como
será o trabalho no decorrer do ano.
- Cuidados com o material das crianças.
- A importância do
caderno de recado como meio de comunicação creche e família.
- Troca de roupa na
mochila para eventuais acidentes ex. com leite lama e etc.
- Lista de material.
- A participação das
famílias nos eventos e sempre que forem solicitados.
Encerramento
Entrega
da lembrancinha feita pelas crianças
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