Convivendo e brincando com artes
Projeto Convivência e Alegria : Tema Convivendo e brincando com artes
Data: 23/03/2012.
Professora responsável: Carolina.
Planejamento e Execução - Equipe CEASCOM
Crianças de 1ano e 8 meses a 6 anos
Justificativa.
Acreditando que a expressividade, as atividades artísticas são importantes no desenvolvimento da identidade e da autonomia e são ainda um meio de controle motor, de compreensão do espaço e de desenvolvimento da imaginação
Este projeto proporcionará um momento de atividades lúdicas e criativas em que as crianças, através das diversas linguagens, consigam se expressar cada vez melhor e com as cores,, se lambuzarem criando objetos coloridos e ”brincando com as artes”
Objetivos:
• Favorecer a criatividade através de brincadeiras explorando a linguagem plástica, expressando sentimentos,
• Valorizar a criatividade , talento e habilidade da criança
• Propiciar a Integração entre todos os grupos nas diferentes faixa etárias
• Elevar a auto estima e fazer com que a criança sinta-se importante e capaz.
• Oferecer alegria e lazer através das artes
Estratégia:
• Roda de conversa com as crianças para estabelecimento de combinados com relação aos cuidados e respeito com os amigos.
• Expressão plástica: pintura com vários tipos de materiais, criação de objetos, colagem, recortes, desenhos e outros.
• Dinâmica: brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades,
• Músicas diversas.
• Ambiente colorido e atrativo, Educadores vestidos com camiseta de cores fortes.
• Dividir as turmas em 3 grupos distintos e identifica-las pelas cores: vermelho, amarelo e azul
• Brincadeiras
Materiais Necessários
10 folhas de papel pardo.Tinta guache várias cores.
Papeis diferentes tipos, Gliter coloridos
Lantejoulas.
retalhos que temos nas salas. 03 pacotes de bexigas.
Rolo de barbante.
Cola colorida Cola comum
sucatas
Roteiro do dia:
07h30 - Acolhimento das crianças , organização e divisão por grupos e conversa sobre o lanche coletivo.
08h30 - Café da manhã coletivo com: pães, todinho, cestas de frutas, área externa 1;
09h10 - Roda da conversa sobre o projeto convivendo e brincando com arte,com cada grupo colorido
09h30 - Com som de músicas, cada turma com o responsável, partirá para escolha da criação da arte na área verde e demais espaços ao redor, onde terá uma mesa com todos os materiais.
10h30 - higiene e Intervalo para almoço dos menores, turma do arco íris brincando no parque 1. Descanso. AG2A e AG 3 A
12h30 turma do arco íris assistirá Ao filme: “ Kika de onde vem o Arco Iris.
14h00 Organização dos grupos coloridos no parque 1, para atividades livres com tinta no papel pardo colado na parede como artistas pintando um quadro.
14h40 Organização da turmas higiene e troca para o lanche.
15h30 Lanche coletivo : sorvete colorê, self service
16h00, Brincadeiras todas as turmas – ( tema cores)
16h20 – Avaliação feita com as crianças através de desenhos e registros das falas
Tarefas:
- organização do lanche manhã – Célia, Leidy e Elizete
- organização do lanche da tarde – Vera, Leidy e Elizete
- preparar as pulseiras coloridas Professoras: Carol – 27 vermelhas, Keila – 27 azuis. Flaviana – 26 amarelas
- separar material necessário – Vera e Célia
- som – Leidy
- organização para atividade manhã ( distribuir material e organizar o local ) – professora keila e Dani Felix
- organização par a atividade tarde – ( distribuir material e organizar o local ) professora Carol e Dani Val
- arrecadar sucatas e traze-las limpas: potes, tampinhas, rolhas, bandejas de isopor , caixa de pasta de dente e sabonete ( toda equipe)- organização - arrecadação Prof Flaviana
- divisão dos grupos por cor – professoras e recreacionistas
“Sou livre para o silêncio das formas e das cores.”
Manoel de Barros
atividade de pintura colorida no parque
integração entre as turmas
como é gostoso fazer a maior meleca!
pintar o sete
depois todo mundo se divertiu na sorveteria do Coração
Na hora de ir embora, a alegria de levar
a produção artística pra casa.
Agradeço aos parceiros que colaboraram para a execução do projeto e alegria das crianças
Dr Vera Regina
Sr Ricardo Bellinazzi
Comentários