CARNAVAL CEASCOM 2012 “ A diversidade dos ritmos contagiantes do carnaval brasileiro “
“ A diversidade dos ritmos contagiantes do carnaval brasileiro “
Origem do carnaval: No passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha durante o entrudo que acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
Objetivos da comemoração:
Comemorar com as crianças uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo.
Ampliar o repertório musical através dos ritmos carnavalesco de várias regiões do Brasil.
Desenvolver atividades criativas através da confecção de mascaras e fantasias.
Propiciar integração e socialização entre as crianças e os adultos
Atividades:
Samba – Rio de Janeiro e Bahia
Axé – Nordeste, principalmente Salvador
Frevo – Pernambuco
Durante a semana brincar ao som das músicas, ouvir e identificar os diferentes ritmos e confeccionar as máscaras e adereços
17/02 - 7h30 – Toda equipe Recepcionará as crianças com máscaras e adereços.
9H00 AS 10H30 – Desfile dos Blocos( turmas ) confete e serpentina ao som dos rimos brasileiros.
14h00 as 15h30 – cinema com pipoca e suco: filme Rio
16h30: Entrega das taças premiando os blocos carnavalescos
recepcionar os pais ao som do carnaval, confete e serpentina e Ir pra casa com Máscaras e adereços confeccionados pelas crianças.
Comemorar com as crianças uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo.
Ampliar o repertório musical através dos ritmos carnavalesco de várias regiões do Brasil.
Desenvolver atividades criativas através da confecção de mascaras e fantasias.
Propiciar integração e socialização entre as crianças e os adultos
Atividades:
- Conhecer Os diversos ritmos:
Samba – Rio de Janeiro e Bahia
Axé – Nordeste, principalmente Salvador
Frevo – Pernambuco
- Confecção de máscaras e adereços
- Desfile de fantasias
- Desenvolver bandas rítmicas e blocos com instrumentos de percussão e outros materiais sonoros.
- Assistir o filme Rio
Durante a semana brincar ao som das músicas, ouvir e identificar os diferentes ritmos e confeccionar as máscaras e adereços
17/02 - 7h30 – Toda equipe Recepcionará as crianças com máscaras e adereços.
9H00 AS 10H30 – Desfile dos Blocos( turmas ) confete e serpentina ao som dos rimos brasileiros.
14h00 as 15h30 – cinema com pipoca e suco: filme Rio
16h30: Entrega das taças premiando os blocos carnavalescos
recepcionar os pais ao som do carnaval, confete e serpentina e Ir pra casa com Máscaras e adereços confeccionados pelas crianças.
Tias: Dani Val, Célia e Dani Felix estreando fantasias novas
confeccionando adereços e máscaras
caindo na folia ao som do batuque
as saias pra dançar o frevo
e o pandeiro avisou: vamos dançar o carnaval
muito confete , serpentina e alegria
olha o bloco do Coração de maria ai!!!
filme Rio, carnaval e pipoca
a entrega das taças aos blocos que desfilaram pela avenida do coração de maria
hora de ir pra casa !!!
Comentários