TODO DIA É DIA DE BRINCAR E SER FELIZ!!!
As Brincadeiras proporcionam uma riqueza inesgotável de situações de
aprendizagem além de divertir e estimular o desenvolvimento da criança
Brincar com água, areia, fazer bola de sabão, brincar de casinha, são atividades que fazem parte da rotina da creche Coração de Maria!
Vera Lígia Bellinazzi Peres
Brincar com água, areia, fazer bola de sabão, brincar de casinha, são atividades que fazem parte da rotina da creche Coração de Maria!
A
CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
Pedagoga
Brincar
é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da
autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio
de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz
com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem
desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a
memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização,
por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis
sociais.
A diferenciação de papéis se faz
presente sobretudo no faz-de-conta, quando as crianças brincam como se
fossem o pai, a mãe, o filhinho, o médico, o paciente, heróis e vilões etc.,
imitando e recriando personagens observados ou imaginados nas suas vivências. A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para
que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre
o outro.
Sabemos que brincar é uma realidade cotidiana na vida das crianças.
Criança é movimento, é energia, é ação. É difícil pensar na hipótese de alguém
que nunca brincou.
As crianças sempre brincam.
Desde as épocas mais antigas, crianças procuram decifrar o mundo através
do faz-de-conta expressando de modo simbólico seus desejos, fantasias, medos,
sentimentos agressivos e os conhecimentos que vão construindo a partir das
experiências que vivem. O “brincar” é
motivado por processos íntimos, é a linguagem secreta a qual exige nosso respeito.
Todas as crianças, em todo o mundo, mesmo nas mais terríveis condições de
dificuldade, pobreza e proibição, brincam.
Através
das brincadeiras a criança vai incorporando características importantes de que
precisará na vida adulta, como confiança, capacidade de encarar adversidades e
companheirismo.
Na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, ‘BRINCAR’
deveria ser a principal atividade da criança. A Instituição de Educação
Infantil tem como responsabilidade criar
condições para que a criança tenha um desenvolvimento integral em seus aspectos
físico, psicológico, intelectual e social, oportunidade de pensar, de refletir,
de duvidar. É portanto
imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes
são oferecidas
As brincadeiras de faz-de-conta,
os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade
(também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, didáticos,
corporais etc., propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da
atividade lúdica
É o adulto, na figura do
professor, portanto, que, na instituição infantil, ajuda a estruturar o campo
das brincadeiras na vida das crianças. Conseqüentemente é ele que organiza sua
base estrutural, por meio da oferta de determinados objetos, fantasias,
brinquedos ou jogos, da delimitação e arranjo dos espaços e do tempo para
brincar. Por meio das brincadeiras os professores podem observar e constituir
uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada
uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim
como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que
dispõem.
Respeitar a criança, faze-la
feliz e possibilitar que se desenvolva de forma integral é dever de toda a sociedade. Brincar é direito, necessidade e
especialidade de toda a criança.
BIBLIOGRAFIA:
Referencial
Curricular Nacional Para educação Infantil - MEC
Revista Criança –
MEC
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