Carnaval Cultural na Educação Infantil CEASCOM
A Festa Cultural do Carnaval na Educação Infantil
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia.
Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região
Sugestões para desenvolver o tema na Educação Infantil:
• Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira e sua origem;
• Cantar e dançar marchinhas carnavalescas;
• Incentivar a pesquisa no centenário de Carmen Miranda.
• Contar brevemente a história do Carnaval e ressalte as diversas maneiras de comemorá-lo (Ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba).
• Providencie fotos ou imagens para que as crianças possam visualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marcinhas)
• Na Roda de conversa: (Pedindo que cada criança diga de qual personagem gostaria que fosse a sua fantasia nesse Carnaval e peça para que cada criança se desenhe com essa fantasia).
• Oficina de Máscaras: Pintar as máscaras com as crianças, em seguida trabalhar com elas música, ritmo e expressão corporal.
• Oficina de Enfiagem: Montar uma Oficina de Arte onde cada criança irá fazer seu próprio colar de Carmen Miranda com contas coloridas e materiais diversos.
• Promover o Baile de Carnaval com desfile de fantasias Pedir aos pais que levem as crianças com uma roupa bem fresquinha e confeccionar juntamente com as elas as máscaras carnavalescas
A CULTURA CARNAVALESCA COMEMORADA PELAS CRIANÇAS CEASCOM
As crianças CEASCOM realizaram várias atividades relacionadas ao Carnaval: Confeccionaram máscaras, aprenderam marchinhas e ritmos e encerraram a festa com desfile de fantasias , muito confete e serpentina.
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia.
Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região
Sugestões para desenvolver o tema na Educação Infantil:
• Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira e sua origem;
• Cantar e dançar marchinhas carnavalescas;
• Incentivar a pesquisa no centenário de Carmen Miranda.
• Contar brevemente a história do Carnaval e ressalte as diversas maneiras de comemorá-lo (Ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba).
• Providencie fotos ou imagens para que as crianças possam visualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marcinhas)
• Na Roda de conversa: (Pedindo que cada criança diga de qual personagem gostaria que fosse a sua fantasia nesse Carnaval e peça para que cada criança se desenhe com essa fantasia).
• Oficina de Máscaras: Pintar as máscaras com as crianças, em seguida trabalhar com elas música, ritmo e expressão corporal.
• Oficina de Enfiagem: Montar uma Oficina de Arte onde cada criança irá fazer seu próprio colar de Carmen Miranda com contas coloridas e materiais diversos.
• Promover o Baile de Carnaval com desfile de fantasias Pedir aos pais que levem as crianças com uma roupa bem fresquinha e confeccionar juntamente com as elas as máscaras carnavalescas
A CULTURA CARNAVALESCA COMEMORADA PELAS CRIANÇAS CEASCOM
As crianças CEASCOM realizaram várias atividades relacionadas ao Carnaval: Confeccionaram máscaras, aprenderam marchinhas e ritmos e encerraram a festa com desfile de fantasias , muito confete e serpentina.
Confeccionando suas máscaras de carnaval
E CAINDO NA FOLIA...
O PIRATA DA PERNA DE PAU
EQUIPE PEDAGÓGICA ANIMANDO A FESTA
ALEGORIAS E FANTASIAS: nota 10
SAMBA ENREDO: nota 10
HARMONIA: nota 10
ALEGRIA: NOTA 1000
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