Pedagogia de projetos 2011
A Pedagogia de Projetos
A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional CEASCOM que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre crianças e professores/educadores
O projeto é considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a educação infantil mais atraente. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que as crianças já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.
Na CEASCOM, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. Segundo Paulo Freire “o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo”. O papel do educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situaç ões de aprendizagem significativa
O mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de que se torne interesse do grupo e não de alguns alunos ou do professor, só assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas diferentes etapas.
É importante perceber a criança como um ser em desenvolvimento, com vontade e decisões próprias, cujos conhecimentos, habilidades e atitudes são adquiridos em função de suas experiências, em contato com o meio, e através de uma participação ativa na resolução de problemas e dificuldades. Por isso, ao desenvolver um projeto de trabalho, os educadores devem estar cientes que algumas etapas devem seguidas:
A primeira delas é a intenção, na qual o professor deve organizar e estabelecer seus objetivos pensando nas necessidades das crianças, para posteriormente se instrumentalizar e problematizar o assunto, direcionando a curiosidade das crianças para a montagem do projeto.
Em seguida, a preparação e o planejamento; nesta segunda etapa, planeja-se o desenvolvimento com as atividades principais, as estratégias, a coleta do material de pesquisa, a definição do tempo de duração do projeto, e como será o fechamento do estudo do mesmo. Ainda nesta fase, o professor deve, levantar com o grupo a diagnose do projeto que consiste em registrar os conhecimentos prévios sobre o tema (o que já sabemos), as dúvidas, questionamentos e curiosidades a respeito do tema (o que queremos saber) e onde pesquisar sobre o tema, objetivando encontrar respostas aos questionamentos anteriores (como descobrir). Essas atividades prestam-se a valorizar o esforço infantil, contribuindo para a formação do autoconceito positivo.
Execução ou desenvolvimento; é nesta etapa que ocorre a realização das atividades planejadas, sempre com a participação ativa das crianças pois eles são sujeitos da produçã o do saber e, afinal, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua construção. É interessante realizar, periodicamente, relatórios parciais orais ou escritos a fim de acompanhar o desenvolvimento do tema.
E enfim, a apreciação final, na qual é necessário avaliar os trabalhos que foram programados e desenvolvidos, dando sempre oportunidade a criança verbalizar seus sentimentos sobre o desenrolar do projeto, desse modo ao retomar o processo, a turma organiza, constrói saberes e competências, opina, avalia e tira conclusões coletivamente; o que promove crescimento ta nto no âmbito cognitivo, quanto no social, afetivo e emocional.
No primeiro bimestre os projetos realizados foram:
Projeto Leão ( escolhido como nome da turma e projeto)
crianças de 5 anos
Este projeto partiu através de sugestões e idéias das próprias crianças da turma, ao falarem e sentirem-se como leões ou leoas, por serem fortes e corajosos, O tema incentivou reflexões e diversas atividades : valores, hábitos, costumes e alimentação do leão em comparação ao seres humanos, seu habitat ,vivendo em comunidades e compartilhando os costumes e objetos.Atividades artisticas, lúdicas, sucata, expressão corporal.
Projeto Circo ( projeto escolhido pela turma do coração)
A escolha do tema se deu pelo interesse das crianças sobre o circo, sobre palhaços, malabarista, conversaremos sobre que não tem mais animais no circo.
Atividades realizadas a partir da escolha do tema:-Enfeitar os cadernos.-Trabalhando o equilíbrio-Sucata chocalho-Desenho Musica-Pintura de rosto-Atividade com o crachá-Fantoche-Historia,Musica,Bisquit
A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional CEASCOM que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre crianças e professores/educadores
O projeto é considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a educação infantil mais atraente. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que as crianças já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.
Na CEASCOM, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. Segundo Paulo Freire “o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo”. O papel do educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situaç ões de aprendizagem significativa
O mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de que se torne interesse do grupo e não de alguns alunos ou do professor, só assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas diferentes etapas.
É importante perceber a criança como um ser em desenvolvimento, com vontade e decisões próprias, cujos conhecimentos, habilidades e atitudes são adquiridos em função de suas experiências, em contato com o meio, e através de uma participação ativa na resolução de problemas e dificuldades. Por isso, ao desenvolver um projeto de trabalho, os educadores devem estar cientes que algumas etapas devem seguidas:
A primeira delas é a intenção, na qual o professor deve organizar e estabelecer seus objetivos pensando nas necessidades das crianças, para posteriormente se instrumentalizar e problematizar o assunto, direcionando a curiosidade das crianças para a montagem do projeto.
Em seguida, a preparação e o planejamento; nesta segunda etapa, planeja-se o desenvolvimento com as atividades principais, as estratégias, a coleta do material de pesquisa, a definição do tempo de duração do projeto, e como será o fechamento do estudo do mesmo. Ainda nesta fase, o professor deve, levantar com o grupo a diagnose do projeto que consiste em registrar os conhecimentos prévios sobre o tema (o que já sabemos), as dúvidas, questionamentos e curiosidades a respeito do tema (o que queremos saber) e onde pesquisar sobre o tema, objetivando encontrar respostas aos questionamentos anteriores (como descobrir). Essas atividades prestam-se a valorizar o esforço infantil, contribuindo para a formação do autoconceito positivo.
Execução ou desenvolvimento; é nesta etapa que ocorre a realização das atividades planejadas, sempre com a participação ativa das crianças pois eles são sujeitos da produçã o do saber e, afinal, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua construção. É interessante realizar, periodicamente, relatórios parciais orais ou escritos a fim de acompanhar o desenvolvimento do tema.
E enfim, a apreciação final, na qual é necessário avaliar os trabalhos que foram programados e desenvolvidos, dando sempre oportunidade a criança verbalizar seus sentimentos sobre o desenrolar do projeto, desse modo ao retomar o processo, a turma organiza, constrói saberes e competências, opina, avalia e tira conclusões coletivamente; o que promove crescimento ta nto no âmbito cognitivo, quanto no social, afetivo e emocional.
No primeiro bimestre os projetos realizados foram:
Projeto Leão ( escolhido como nome da turma e projeto)
crianças de 5 anos
Este projeto partiu através de sugestões e idéias das próprias crianças da turma, ao falarem e sentirem-se como leões ou leoas, por serem fortes e corajosos, O tema incentivou reflexões e diversas atividades : valores, hábitos, costumes e alimentação do leão em comparação ao seres humanos, seu habitat ,vivendo em comunidades e compartilhando os costumes e objetos.Atividades artisticas, lúdicas, sucata, expressão corporal.
Dança do leão
professora Carol e seus leõezinhos
O Leão vira História com Fantoche
Recreacionista Cinthia com a turma do leão!!
A escolha do tema se deu pelo interesse das crianças sobre o circo, sobre palhaços, malabarista, conversaremos sobre que não tem mais animais no circo.
Atividades realizadas a partir da escolha do tema:-Enfeitar os cadernos.-Trabalhando o equilíbrio-Sucata chocalho-Desenho Musica-Pintura de rosto-Atividade com o crachá-Fantoche-Historia,Musica,Bisquit
Glória, mãe da Gemima foi á creche ensinar as crianças a fazer cheveiro de bisquit ( molde de coração)
Professora Fernanda com a turma do coração
Projeto Baleia ( também escolhido como nome da turma e projeto)
agrupamento crianças de 2 a 4 anos
O projeto surgiu através da escolha de figuras diversas colocadas á disposição das crianças.
O projeto surgiu através da escolha de figuras diversas colocadas á disposição das crianças.
O tema trouxe motivação e interesse para as crianças e várias atividades foram realizadas.
Um livro foi feito a pártir da poesia da baleia, histórias, brincadeiras, pintura, estudo sobre o fundo do mar, painel de textura na áraea lúdica.
painel tátil do fundo do mar
pintando na lousa mágica de azulejo
Turma da baleia com Professora keila, rereacionista Dani e Mici
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