JUNHO - Mês de festa e resgate da cultura brasileira


Um pouco de história das Festas Juninas no Brasil

As festas juninas, são na sua essência multiculturais A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão. As roupas 'caipiras' ou 'saloias' são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitíssimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto no Brasil como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época dos descobrimentos os portugueses levavam da Ásia, enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora por exemplo. 
No Brasil, recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeuscristianizados dos quais são oriundas as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
Outra região conhecida pelas festividades do mês de junho é o interior de São Paulo, onde ainda se mantêm a tradição da realização de quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras. A culinária local apresenta pratos caracteríticos da época, como a paçoca, o pé-de-moleque, o bolinho caipira, pasteis, canjica e outros. As quermesses atraem também músicos sertanejos e brincadeiras para os mais novos...
Durante o mês de junho as crianças CEASCOM aprenderam algumas danças folclóricas, aprenderam brincadeiras juninas e apresentaram suas danças  ás famílias no dia 27/06, foi um sucesso! 
Turma da borboleta apresentou a Dança : Puxa o Boi
A festa do Bumba-meu-Boi surgiu no nordeste do país, e até sobre o surgimento dessa festa já foram criadas lendas, mas todas sem qualquer fundamento histórico. Uma dessas lendas em torno de seu surgimento diz que essa festa surgiu no Estado do Piauí, pois a região onde hoje se situa o Piauí começou a ser povoada por vaqueiros que vinham da Bahia em busca de novas pastagens para o gado.Atualmente, a essência da lenda enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. Ao espalhar-se pelo país, o bumba-meu-boi adquire nomes, ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes.



Turma do jacaré apresentou a Dança das Fitas:
dança do pau-de-fitas ou dança das fitas é uma dança folclórica originária da Europa.coreografia desenvolve-se como uma ciranda de participantes que orbitam ao redor de um mastro central (pau) fincado no chão. O peculiar é que no topo do mastro são presas as pontas de longas fitas coloridas, cuja extremidade pendente é sustentada por cada dançante.Há variações na música e instrumentos por causa da regionalização.




Turma do arco íris - apresentou a Dança Country ou Dança de Salão
A Dança de Salão tem origem nos bailes das cortes reais na Europa, São diversos tipos de danças executadas por um casal de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto. Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forró (do Nordeste), o samba de gafieira, o maxixe entre outras.A dança de casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas, onde deu origem às muitas variedades, à medida que se mesclava às formas populares locais






Nesse mesmo dia as crianças participaram de brincadeiras juninas , ganharam prendas e um delicioso cachorro quente . Além de doar todos os brinquedos e lanche para as crianças a parceira tão querida Suzy ajudou durante todo o dia.
Suzy, você é nossa rainha CEASCOM!! Muito Obrigada!!!

O preparo:
 dias antes preparando os enfeites juninos para a festa



 até o pipoqueiro apareceu ....


No dia da festa.....


 As crianças montaram o seu cachorro quente a vontade! Com tudo que tinham direito e de sobremesa muita paçoca e docinhos típicos comprados pela Ir Cacilda.
 felicidade estampada no rosto





Suzy nossa rainha
Reforço muito especial e importante na cozinha: Elisa mãe da Helô, turma da borboleta.Obrigada Elisa!!!

BARRACA DA PESCA EM PROL DA CRECHE NA FESTA JUNINA 
DO COLÉGIO AVE MARIA , 


O gerente Valdeci da AFASCOM, prestigiando a barraca

UM     S U C E S S O
OBRIGADA IRMÃ SALETE, AS EQUIPES DO COLÉGIO E DO CEASCOM.

ATENÇÃO
Vejam todas as fotos das crianças na página principal do Blog , á direita do vídeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ

Projeto Pinóquio - onde a fantasia e a imaginação contribuem para o desenvolvimento da criança.

O Dia do abraço!!