O Projeto Conte Outra Vez

O que é O projeto COV - CONTE OUTRA VEZ???
A cada 15 dias uma educadora: professora ou auxiliar conta uma história para todas as crianças, criando um momento lúdico, especial e de integração!
A escolha da educadora responsável pela história é feita através de sorteio no planejamento anual. Ela fica responsável por planejar e organizar a contação de história para as crianças. 

Um dos principais objetivos de  contar histórias para as criaças  é o da recreação. Mas a importância de contar histórias vai muito além. Por meio delas podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter, desenvolvendo a confiança na força do bem, proporcionando vivenciar o imaginário.

Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, o raciocínio lógico.Os enredos geralmente são organizados de forma que um conteúdo moral possa ser inferido das ações dos personagens e isso colabora para a construção da ética e da cidadania das crianças.

Desde que o projeto começou em 2013, as educadoras vem aperfeiçoando cenários, criando fantasias e surpresas. As crianças já sabem respeitar o momento e curti-lo.

Este ano duas histórias já fizeram muito sucesso!

História: Dona Baratinha (autora: Ana Maria Machado) com a Professora: Juliana Cristina Lima Costa  e a História: A formiguinha e a neve com a Auxiliar Daniela Felix

Resenhas: 
A formiguinha e a neve
Certa manhã de inverno, uma formiguinha saiu para o seu trabalho diário quando um floco de neve caiu e prendeu o seu pezinho. Aflita, vendo que não podia se livrar da neve, iria assim morrer de fome e frio, pediu ajuda ao sol, para o muro, para o rato, gato, cão, para o homem e para a morte. Mas no final descobriu que Deus era o único que poderia ajuda-la e Deus então, que ouve todas as preces, sorriu, estendeu a mão, por cima das montanhas e ordenou que viesse a primavera 
A primavera chegou enchendo de flores os campos, enchendo de luz os caminhos.e salvando a formiguinha.






Dona Baratinha 

Dona baratinha era uma barata que gosta de limpar sua casa.Certo dia estava varrendo e encontrou uma moeda.Pensou que estava rica , então resolveu se casar, colocou uma bela roupa e uma fita no cabelo e foi para janela.Todos os bichos que passavam, ela perguntava se queriam se casar com ela.
Certo dia passou o rato e ela aceitou.No dia do casório o rato resolveu ver a comida da festa.
Ele sentiu o cheiro da sopa que estava sendo pronta, se aproximou da panela e caiu dentro dela.
As cozinheiras se apressarão e logo foram avisar a baratinha na igreja que na hora que soube ficou triste, mas depois entendeu que foi melhor assim e foi gastar seu dinheiro para se divertir.







 "O olho vê, a lembrança revê e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo." (Manoel de Barros)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ

Projeto Pinóquio - onde a fantasia e a imaginação contribuem para o desenvolvimento da criança.

O Dia do abraço!!