VIAJANDO PELO MUNDO DO FAZ DE CONTA


Não dá pra descrever a alegria e o entusiasmo que tomou conta de todos neste projeto Convivência deste mês de agosto que teve como tema o Conto de Fadas. 
ALÉM DE MUITO TRABALHO DE TODOS, A MOTIVAÇÃO TOMOU CONTA DA EQUIPE PEDAGÓGICA QUE VIVEU A FANTASIA COM AS CRIANÇAS.
A cada história e brincadeira as crianças envolviam-se com o mundo do conto de fadas.
João e o Pé de feijão, branca de neve e os sete anões, Cachinho de ouro e os 3 ursos e João e maria foram as histórias escolhidas.
A Eqyuipe trabalhou durante um mês pensando no roteiro e nas atividades que seriam desenvolvidas a partir da proposta do projeto.
Um sucesso e objetivo alcançado!!
PARABÉNS CORAÇÃO DE MARIA


 Projeto Convivência e Alegria
VIAJANDO PELO MUNDO DO FAZ DE CONTA
Professora responsável: Leslie Patrícia     Auxiliar de desenvolvimento Infantil: Roselene
Prazo para realização (X) Um Dia
Data: 22/08/2014
Execução com participação de toda equipe: apoio e pedagógica.
I – JUSTIFICATIVA
Este projeto reafirma a educação infantil como espaço de educação integral, de acolhimento e desenvolvimento das crianças em suas dimensões corporal, afetiva, cognitiva, cultural, política, espiritual e estética.
Visa proporcionar momentos dedicados às atividades em grupo onde as crianças partilham ideias, novidades, construindo algo junta, se ajudando descobrindo novas parcerias.
O projeto também propiciará a Integração entre todos os grupos das diferentes faixas etárias, de forma lúdica e prazerosa.
 O Projeto Viajando pelo mundo do Faz de Conta tem como objetivo levar a criança a um caminho a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento.
II - OBJETIVOS DO PROJETO
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Estimular o gosto pela leitura;
  • Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;
  • Melhorar a interação, comunicação das crianças.
  • Reconhecer algumas histórias infantis;
  • Oportunizar a criatividade, imaginação;
  • Desenvolver e estimular a expressão corporal.
III – HISTÓRIAS QUE SERÃO CONTADAS
  • Branca de Neve (Professora Patrícia)
  • Cachinhos Dourados (Professora Fátima)
  • João e Maria (Professora Amanda)
  • João e o Pé de Feijão (ADI Daniela Felix)
IV - ATIVIDADES QUE SERÃO REALIZADAS (durante a contação de história)
Branca de Neve: Espelhinhos da madrasta (as crianças irão colar o papel laminada “espelho” e colorir com gliter o cabinho feito de papel cartão).
Cachinhos Dourados: Mingau de chocolate (o mingau será servido em potinhos para as crianças).
João e Maria: Pirulitos (feito com EVA e palitos de sorvete, com decoração feita pela criança com cola colorida e gliter).
João e o Pé de Feijão: Plantar os grãos de feijão no copinho (as crianças irão colocar o algodão úmido, e grãos de feijões no potinho).
V - BRINCADEIRAS A SEREM REALIZADAS
Maçã pendurada: A maçã ficará pendurada e em dupla as crianças terão que tentar come-la sem colocar as mãos. A dupla que comer toda a maçã ganha. (uma dupla por equipe).
Dança das cadeiras: Três crianças de cada equipe (num total de 12) irão brincar, circulando em volta das cadeiras enquanto a musica toca e quando a musica parar as crianças terão que sentar. Serão usadas as cadeirinhas das salas e vamos enfeita-las com carinhas de ursos feitos de papel. Vamos ver o desenvolvimento e o ritmo dessa criançada. -
Circuito: Passar pela teia de aranha - Basquete - Passar por dentro do pneu - Pular de um pé só no bambolê - e Atravessar a ponte feita de blocos. A cada atividade realizada eles ganham duas pedrinhas, a equipe tem que chegar com 10 pedrinhas, embalar as pipocas em forma de bala para servir no final do circuito.
Caça aos feijões: O responsável pelo jogo esconde vários feijões e separa a turma por equipe. Entrega uma cesta para cada equipe e ao sinal as crianças saem procurando. A equipe que achar mais feijões ganha prêmio (ovos da gansa do gigante).
VI – ROTEIRO
7:30 – 8:00 Acolhimento de todas as crianças na área verde 1 com musica de histórias/filmes infantis. Separar as crianças por equipe (verde, amarelo, azul e vermelho).
 8:00 - 8:30 Café da manhã coletivo: sel service de patê de frango, mel na bolacha maisena, biscoito de nata e bolo colorido.
09:00-10:30 Atividades: Contação de Histórias
Área 1: História Cachinhos Dourados
Sala Turma da Baleia: História Branca de Neve
Parque 1: História João e o Pé de Feijão
Parque 2: História João e Maria
 10:30 – 11:30 Almoço Turma do Elefante e Turma da Baleia
Turma da Ovelha e Turma do caranguejo – Vídeo e Parque
11:30 – 12:30 Almoço Turma da Ovelha e Turma do caranguejo 
11:30 – 13:30 Descanso/sono - Turma da Baleia e Turma do Elefante
13:30 – 14:00 Fruta Turma do Elefante e Turma da Baleia
Mesa com Frutas no refeitório 2 coletivo e Turma Caranguejo e Ovelha refeitório 1
14:00 –15:00 Início atividade/brincadeiras
Área 1- Dança da cadeira
Refeitório 1: Maçã pendurada
Área 2: Circuito
Parque 1: Caça aos feijões
15:00 - 15:30: Lanche coletivo ; lanche de presunto e queijo e suco ADES
15:30 - 16:00: História final com as educadoras: O carteiro chegou
16:00 - 16:30: Organização das turmas para a saída
VII - HORÁRIO DAS ATIVIDADES.
Manhã
Horário

Área 1
 Cachinhos Dourados
Sala Baleia
Branca de Neve
Parque 2
João e Maria
Área 1
João e o Pé de Feijão
9:00 – 9:20
Azul
Vermelho
Verde
Amarelo
9:20 – 9:40
Amarelo
Azul
Vermelho
Verde
9:40 – 10:00
Verde
Amarelo
Azul
Vermelho
10:00 – 10:20
Vermelho
Verde
Amarelo
Azul

Tarde
Horário
Área 1
Dança das Cadeiras
Refeitório 1
Maçã Pendurada
Área 2
Circuito
Parque 1
Caça aos feijões
14:00 – 15:00
Azul
Vermelho
Verde
Amarelo
15:30 – 16:00
História Educadoras




IX - OFICINAS PARTE MANHÃ/TAREFAS
Dani Felix/ Rose – Decoração João e o Pe de Feijão
Dani Felix - Contação: História João e o Pé de Feijão
Amanda /Dani Brito– Decoração João e Maria
Amanda - Contação: História João e Maria
Patrícia/ Cristiane - Decoração Branca de Neve
Patrícia - Contação: História Branca de Neve
Fátima/ Robéria - Decoração Cachinhos Dourados
Fátima - Contação: História Cachinhos Dourados
Dani Brito - Decoração Área 1
IX. I OFICINAS PARTE TARDE/TAREFAS
Robéria - Dança da cadeira
Cristiane - Maça pendurada
Amanda - Circuito
Dani Felix - Caça aos feijões
Rose - Decoração e contação: História final com as educadoras

Historia: O carteiro chegou Janet & Allan Ahlberg.
Na manhã ensolarada, pedalando pela estrada, alguém vem vindo do sul:É o carteiro da comarca em seu uniforme azul, trazendo uma carta para os Três Ursos.A família leu a carta (menos, é claro, o Ursinho).
Serviu um chá para ao Carteiro, que tomou o bule inteiro e seguiu o seu caminho.
Empurrando a bicicleta, o Carteiro a pé penetra no coração da floresta- de tão fechada que era dava pra ver o céu e finalmente ele chega a uma casinha modesta, mas com o carro na garagem feita de pão de mel, trazendo uma carta a Bruxa Malvada.A bruxa convida o carteiro para entrar e descansar, ler o jornal e tomar um gole de chá, aceita o carteiro o convite, mas deixa o chá intocado que sua cor era sinistra e tinha um fedor danado.
Pedalou o bom Carteiro, pedalou, pedalou bastante até chegar a uma casa, uma casa gigante. Tão alta era a campainha, a campainha era gigante que o Carteiro precisou subir numa escada (gigante) pra tocar, dim –dom-dim-dom, avisando que ele vinha trazendo um cartão-postal para ...adivinha!Carta
Enquanto o gigante lia o minúsculo postal, o Carteiro matava a sede tomando chá num dedal.
Só faltava uma carta para o carteiro entregar na última casa da aldeia, onde havia uma festa animada, quando ele chegou pedalando acabava de começar.Vejam só quem está sentado bem no degrau da entrada: o Ursinho, a quem entregou a primeira carta do dia!Mas a última carta era para... Cachinhos Dourados.
A Cachinhos Dourados convidou o carteiro pra festinha. O carteiro comeu doce, brincou com as crianças lá fora e quando a Cachinhos soprou do bolo, as oitos velinhas, adivinhem quem gritou que era pique, que era hora! “ O Carteiro”Pedalando pela estrada (caia a noite estrelada), alguém vai indo pro sul: é o carteiro da comarca em seu uniforme azul.

Que volta sorrindo pra casa pra descansar e tomar chá!

Vejam todas as fotos do projeto clicando neste link, estão lindas!!!



























Assistam além deste curta outros videos  no youtube. 

Turma do caranguejo avaliando o projeto com a Professora Amanda


Making Of na sala da Prof Paty


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ

Projeto Pinóquio - onde a fantasia e a imaginação contribuem para o desenvolvimento da criança.

Projeto Panelinha - culináira na Educação Infantil