18 DE MAIO - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes


18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio é uma data instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.
o MDS convoca a todos os gestores e trabalhadores do SUAS a apoiar e divulgar a Flor símbolo da infância e ao mesmo tempo demonstra a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual. Com a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes”.
A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual, bem como o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes convoca nesse dia toda a sociedade a assumir essa bandeira, utilizando uma flor no dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O objetivo é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes.
Desde 2008,O CRAS Satélite Iris juntamente com profissionais das OG, ONG e comunidade do bairro Satélite Íris I, se unem para discutir e realizar ações direcionadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. O grupo denominado: Novasatitudes.com ganhou em 2014 um reforço para a continuidade dessas ações através de parceria com Instituto Boch
Participam do grupo Novas Atitudes os seguintes parceiros: Centro de Referência de Assistência Social – Cras Satélite Íris I; Projeto Gente Nova – Progen II; Casa de Maria de Nazaré - Unidade II - Casa Hosana; Creche Coração de Maria (CEASCOM); E.E. Prof.ª Rosina Frazatto dos Santos e Moradores do Satélite Íris I.
Uma das ações realizadas pelo grupo é a comemoração do dia 18 de maio que vem sendo preparada conjuntamente com a comissão do evento formada pelo CMDCA e a rede intersetorial do território.
Todos os profissionais envolvidos, das diferentes Instituições participaram nesta última sexta -feira, dia 09/05 de uma formação sobre o Tema com a Psicóloga e terapeuta Sexual: Bárbara Dalcanale Meneses.
Também foram realizadas oficinas na preparação de materiais e um cortejo pelas ruas do bairro Satélite Íris, buscando sensibilizar a comunidade ocorreu no dia 19/05












Formação com a Psicóloga Bárbara teve a participação de toda equipe CEASCOM


Comentários

Unknown disse…
Bonito ato, temos que nos unirmos mesmo em prol das nossas crianças...
Unknown disse…
Parabéns a toda equipe CEASCOM pelo gesto público corajoso em defesa da proteção das crianças... que nosso compromisso seja ele de luta com elas, por elas e nada sem elas. VIVA!!!
ir. Cacilda

Postagens mais visitadas deste blog

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ

Projeto Pinóquio - onde a fantasia e a imaginação contribuem para o desenvolvimento da criança.

O Dia do abraço!!