Acolhimento e carinho na adaptação das crianças.


A rotina da instituição se altera completamente com a chegada de cada novo integrante,A adaptação é um período de aprendizagem. Família, escola e crianças descobrem sobre convívio, segurança, ritmos e exploração de novos ambientes, entre tantas outras coisas.

A decisão de matricular o filho na Educação Infantil é movida por diferentes razões. Alguns precisam apenas de um lugar para deixá-lo, enquanto outros entendem que esse é o ambiente mais apropriado para os pequenos. Nos dois casos, os primeiros dias na creche costumam não ser fáceis. As mães (ou responsáveis) choram discretamente, se sentindo culpadas pela separação, e a criançada abre o berreiro ao ver os adultos saírem pela porta.
É possível diminuir o desconforto e proporcionar uma adaptação tranquila e saudável para os bebês e sua família. A fase de acolhimento na Educação Infantil é diferente para cada faixa etária e requer atenção redobrada com bebês de até 2 anos. Afinal, quase tudo é novidade para eles: a convivência com outras crianças e adultos (além do círculo mais próximo), as brincadeiras com a areia
O choro nos momentos iniciais da separação é normal e deve passar logo, à medida que a criança percebe que é acolhida e compreendida.
Cabe ao educador acolher os bebês, reconhecer seus sentimentos e fortalecê-los emocionalmente.
Este ano a turminha dos pequenos chegou com tudo! 

A Equipe do CEASCOM os recebeu com muito amor, preparou lembrancinhas e um planejamento com atividades lúdicas favorecendo a exploração dos ambientes e o fortalecimento dos vínculos.
Além disso a creche  realizou uma reunião com as famílias , esclarecendo dúvidas, orientando sobre a rotina e regras da creche e apresentando aos pais a equipe pedagógica. Houve uma enorme participação das famílias o que deixou toda equipe bastante animada.

Ref:  http://revistaescola.abril.com.br/








Reunião de acolhimento famílias 17/01/20014



Equipe de profissionais reunida para planejar o ano de 2014!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ

Projeto Pinóquio - onde a fantasia e a imaginação contribuem para o desenvolvimento da criança.

O Dia do abraço!!