Educador somos todos nós!!!




O Dia do Professor
É comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna"
http://portaldafamilia.org.br/datas/professor/diaprof.shtml


Todos somos educadores.
Diplomas à parte, Todos nós somos educadores!!!
Podemos ser apenas pais e mães, apenas professores, ou os dois. Ou podemos não ser nenhum dos dois, sem que isso nos tire o título de educador. Sim, somos todos educadores!
Educa quem joga o lixo na lixeira (de preferência reciclável). Educa quem tem uma empresa, uma padaria, um bar na praia. Educa quem ensina violão, pintura, ler e escrever. Educa quem conta histórias, Educa quem cuida do jardim. Educa quem cozinha, quem limpa, quem lava. Educa quem fala, quem ouve, quem espera. Educa quem canta, quem dança, quem cria. Educa quem ama, quem perdoa. Educa quem trabalha, quem descansa, Educa quem sente, quem ousa, quem vive. Educa quem quer e quem não quer, quem pode e quem não pode, quem sabe e quem não sabe.
Somos todos educadores e aprendizes no palco da vida. 
Podemos saber que somos todos educadores, e então vislumbrar nossa influência e capacidade de interferir positivamente ou negativamente ao nosso redor e principalmente na vida de crianças e jovens ( seres em formação) Imensa responsabilidade e oportunidade.
Podemos não saber que somos todos educadores, e então descansar sobre macios travesseiros, esperando que os outros façam por nós, falem por nós, dêem exemplos por nós, mudem por nós, resolvam por nós.
Podemos saber, ou não saber. Ainda assim, somos todos educadores.

Na creche Coração de Maria todos são Educadores: 
Os professores, recreacionistas, a equipe de apoio, quem zela, quem limpa ,quem cuida, quem cozinha, quem inventa, quem realiza!
Por isso o dia do professor é comemorado como Dia do educador CEASCOM numa festa de confraternização, integração, alegria e harmonia 
Parabéns a todos que semeiam a vida e escrevem na alma das nossas crianças!!!




 
















Agradecimentos pra lá de especiais:
Irmã Salete do Colégio Ave Maria , Suzana e Ângela da AFASCOM, Diretora  Irmã Cacilda, Motoristas Devanil e Miro, Vera Lúcia, Renata Castro Leite e as parceiras do coração:  Nilva e Suzy!!


Muito Obrigada, de COR ação!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ

Projeto Pinóquio - onde a fantasia e a imaginação contribuem para o desenvolvimento da criança.

O Dia do abraço!!