A PEDAGOGIA DE PROJETOS SOB AVALIAÇÃO DE ADULTOS E CRIANÇAS.
A PEDAGOGIA DE PROJETOS AVALIADA PELAS TURMAS
Neste 1º semestre de 2013 vários foram os temas desenvolvidos pelas turmas dos AG II e III da creche Coração de Maria, No final de cada projeto uma avaliação foi feita com a participação de adultos e crianças e o portfólio, tarefa das professoras com a colaboração das Recreacionistas de cada turma.
Alguns projetos ainda estão em andamento.
Projetos desenvolvidos
|
Mês de realização
|
Turma
|
Sapo Cururu
|
Março a Maio
|
Turma do Sapo
|
Musicas e Instrumentos
|
Junho a Agosto
|
Turma do Sapo
|
Conhecendo Estrelas e
planetas
|
Março – Maio
|
Turma da Estrela
|
O Mundo do Pinguins
|
Junho – Agosto
|
Turma da Estrela
|
Eu vou de carrossel
|
Abril – Maio
|
Turma do Carrossel
|
Diversidade Cultural
|
Maio
|
Turma do Carrossel
|
Amigos da Escola
|
Junho
|
Turma do Carrossel
|
Portfólio do Projeto: MASCOTE “SAPO CURURU”
AG2A Crianças de 2 a 3 - Turma do sapo
Professora:
Patrícia
Recreacionista: Robéria e Cristiane
Inicio:
04/2013 – Termino: 05/2013
OBJETIVO DO PROJETO: O objetivo é utilizar o mascote da sala para que sejam trabalhados valores como: cuidados uns com os outros, companheirismo e amizade, além de envolver a família no projeto.
Outros objetivos também foram desenvolvidos com as crianças:
Explorar diferentes objetos através de atividades lúdicas;
Valorizar a participação de todos;
Proporcionar às crianças momentos prazerosos cuidando e observando o desenvolvimento do sapo Cururu;
Identificar cores, texturas, sabores;
Estimular a criatividade e imaginação;
Contribuir com o desenvolvimento da autonomia;
PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA ESCOLHA DO TEMA:
Já na segunda semana depois do inicio das atividades na Creche, quando elas estavam no refeitório para almoçar, resolvi perguntar
- Qual é o nome da nossa turma! E duas das crianças ao mesmo tempo responderam “Turma do Sapo”, então conversando com as outras crianças e perguntado se elas gostaram do nome e em comum acordo, decidimos que iríamos escolher esse nome para nossa turma. com a escolha do mascote, alguns dias depois ganharam um Sapo de pano “Mascote” para nossa sala e em roda, explicando as crianças que aquele era o sapo o mascote da nossa turma, elas resolveram dar o nome de Sapo Cururu, pois elas associaram o nome com a musica do Sapo Cururu.
ATIVIDADES REALIZADAS:
Foram inúmeras as descobertas e o desenvolvimento das crianças , desde o simples fato de serem inseridos na vida escolar, bem como todas as propostas apresentadas. -Confecção do Livro do Mascote da Tuma Sapo Curucu, nessa atividade as crianças levaram o livro para casa e a família registrava com desenho, escrita de como foi o dia do sapo com a criança,
-Ouvimos histórias sobre o tema,
-Brincamos de virar Sapos,
-Filmes/matérias que assistimos sobre o sapo, seu desenvolvimento, girinos, diversos tipos de sapo. -Atividade de pintura, colagem, texturas
Avaliação feita pelas crianças:
Durante o projeto, fomos perguntado às crianças o que elas estavam achando e que elas aprenderam naquele dia, algumas , já entendendo mais, diziam com mais clareza que o Sapo vive na lagoa e também mora na terra. (Edmison Junior, Estefane, Heloisa, Maria Vitoria)
A Heloisa disse que o filhotinho do sapo é pequenininho.
Yasmim surpreendeu dizendo em uma das atividades de colagem de papel picado azul, que o sapo mora na lagoa.
Devido a idade , nem todas participaram na expressão verbal mas se envolveram nas atividades e participaram das propostas.
Avaliação feita pelo professor e recreacionistas:
Eles gostaram muito da Mascote da turma, foi muito legal ver a vontade que eles tinham de levar a mascote para casa e contar no dia seguinte , na roda da conversa como foi a experiencia ; que dormiram com ele, brincaram.
A colaboração dos pais foi muito boa registrando por escrito com foi a visita do mascote em casa e também colaborando com o material reciclável para a realização de atividades.
OBJETIVO DO PROJETO: O objetivo é utilizar o mascote da sala para que sejam trabalhados valores como: cuidados uns com os outros, companheirismo e amizade, além de envolver a família no projeto.
Outros objetivos também foram desenvolvidos com as crianças:
Explorar diferentes objetos através de atividades lúdicas;
Valorizar a participação de todos;
Proporcionar às crianças momentos prazerosos cuidando e observando o desenvolvimento do sapo Cururu;
Identificar cores, texturas, sabores;
Estimular a criatividade e imaginação;
Contribuir com o desenvolvimento da autonomia;
PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA ESCOLHA DO TEMA:
Já na segunda semana depois do inicio das atividades na Creche, quando elas estavam no refeitório para almoçar, resolvi perguntar
- Qual é o nome da nossa turma! E duas das crianças ao mesmo tempo responderam “Turma do Sapo”, então conversando com as outras crianças e perguntado se elas gostaram do nome e em comum acordo, decidimos que iríamos escolher esse nome para nossa turma. com a escolha do mascote, alguns dias depois ganharam um Sapo de pano “Mascote” para nossa sala e em roda, explicando as crianças que aquele era o sapo o mascote da nossa turma, elas resolveram dar o nome de Sapo Cururu, pois elas associaram o nome com a musica do Sapo Cururu.
ATIVIDADES REALIZADAS:
Foram inúmeras as descobertas e o desenvolvimento das crianças , desde o simples fato de serem inseridos na vida escolar, bem como todas as propostas apresentadas. -Confecção do Livro do Mascote da Tuma Sapo Curucu, nessa atividade as crianças levaram o livro para casa e a família registrava com desenho, escrita de como foi o dia do sapo com a criança,
-Ouvimos histórias sobre o tema,
-Brincamos de virar Sapos,
-Filmes/matérias que assistimos sobre o sapo, seu desenvolvimento, girinos, diversos tipos de sapo. -Atividade de pintura, colagem, texturas
Avaliação feita pelas crianças:
Durante o projeto, fomos perguntado às crianças o que elas estavam achando e que elas aprenderam naquele dia, algumas , já entendendo mais, diziam com mais clareza que o Sapo vive na lagoa e também mora na terra. (Edmison Junior, Estefane, Heloisa, Maria Vitoria)
A Heloisa disse que o filhotinho do sapo é pequenininho.
Yasmim surpreendeu dizendo em uma das atividades de colagem de papel picado azul, que o sapo mora na lagoa.
Devido a idade , nem todas participaram na expressão verbal mas se envolveram nas atividades e participaram das propostas.
Avaliação feita pelo professor e recreacionistas:
Eles gostaram muito da Mascote da turma, foi muito legal ver a vontade que eles tinham de levar a mascote para casa e contar no dia seguinte , na roda da conversa como foi a experiencia ; que dormiram com ele, brincaram.
A colaboração dos pais foi muito boa registrando por escrito com foi a visita do mascote em casa e também colaborando com o material reciclável para a realização de atividades.

Portfólio do Projeto: PLANETAS E ESTRELAS
AGIIIA - Turma da estrela
Professora:Flaviana Helena
Recreacionista: Daniela Jairi Felix
Inicio: 04/2013 – Termino: 06/2013
OBJETIVOS
DO PROJETO
· Proporcionar
e Desenvolver a interação entre o grupo através do tema a ser trabalhado.
· Proporcionar
ao grupo atividades prazerosa para que entendam o projeto.
· Incentivá-los
a explorar, conhecer, entender e reconhecer o tema.
· Colaborar
para que o grupo reconheça, identifique e aprenda sobre a existência de
estrelas e planetas.
· Colaborar
no desenvolvimento da linguagem, na expressão de sentimentos num envolvimento
do projeto facilitando a comunicação, interação e socialização.
· Desenvolver
o gosto por ouvir e contar histórias.
· Explorar
diferentes objetos através de atividades lúdicas.
PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA ESCOLHA DO TEMA:
Já estávamos conversando sobre o assunto sem muito
sucesso, à escolha aconteceu quando foi colocada na sala uma cortina com personagens.
Com a escolha da mascote da sala surgiu também à sugestão para o
projeto da turma, pois com esta escolha as crianças começaram a perguntar sobre a estrela, de onde ela vinha.
devido esse interesse ,surgiu o projeto.
ATIVIDADES
REALIZADAS
·
Roda de Conversa
sobre o tema
·
Filme sobre o Dia e
a Noite
· Filme
sobre o Nascimento de um planeta e estrelas.
· Histórias
diversas e sobre o Tema
Pintura
em Papel Kraft do Dia e da Noite
· Pinturas
Livres e Dirigidas com diversos materiais.
· Confecções
de Planetas e estrelas com materiais diversos e recicláveis.
· Confecção
de Luneta com materiais recicláveis.
· Jogos
(bingo de cores, espacial).
· Memória
sobre o tema
· Quebra
cabeça sobre o Tema
· Brincadeiras
Cantadas
Avaliação da professora
Este projeto trouxe-nos muita alegria, felicidade, risos,
brincadeiras, mas também algumas frustrações por não conseguir colocar em
prática tudo que foi planejado por um motivo ou outro,
Ver os olhos das crianças brilhando pelas novas descobertas e vê-los falar espontaneamente sobre o que
aprenderam, deu muito prazer, satisfação e sensação de dever cumprido.
Estamos Felizes pelo resultado Obtido, oferecendo ás crianças conhecimento
de forma prazerosa e Lúdica.
Avaliação
das Crianças.
Meu
Nome é Cauãn, eu aprendi que existe nuvem, planeta e que o sol na história se
chama leão, eu fiz atividade e gostei de fazer o planeta de fogo, tem planeta
água é o planeta terra, sei o nome do Vênus, do Sol e ele aparece de dia e a
Lua á noite junto com a Lua aparece estrelas elas aparecem e gostei de aprender
gostei de tudo, gostei mais de assistir filme e dos Jogos que a Tia Dani fez.
Meu
Nome é Bruno Martins, Planeta Terra, Netuno, Saturno, o Sol, Planeta Terra,
Júpiter eu gostei, eu gostei mais de colar e pintar de fazer.... olha o sol ele
esquenta a gente, ele aparece de noite na hora que eu to na escola, de dormir
aparece à lua aparece à estrela, nosso planeta chama Planeta Terra e tem água.
Eu
chamo Emanuella no Planeta Terra tem Pessoas, água e Floresta, queria aprender
sobre os planetas o saturno, planeta anel, sei falar das florestas nela tem
pessoas e água eu gostei de aprender, eu desenhei um astronauta ele vai no
planeta terra viajar ver os planetas, estou vendo nuvens no céu e o sol ele
apareceu porque é de noite (risadas) quando estou na escola é de manhã, eu
gostei do planeta.
Eu
me Chamo Emilly, eu gostei do projeto eu sei o nome do planeta Terra, Sol,
Saturno, eu gostei de pintar, o planeta grande é o Júpiter, o planeta quem tem
pessoas é o Planeta terra e o Sol esquenta a gente quando estamos na escola e á
noite a Lua aparece e as estrelas e o astronauta viaja no foguete pelos
planetas, eu gostei do jogo que a Tia Daniela fez dos Planetas.
Eu
me Chamo Rackel, eu lembro do projeto e gostei do Planeta Terra, Planeta Netuno,
Planeta Saturno, Planeta Júpiter, o Sol, as Estrelas, gostei de pintar o
planeta Terra e Saturno.
Eu
me Chamo Daniel, Eu gostei do Projeto, eu não gostei do Planeta Terra porque eu
não gostei, ele tem água e pessoas, ele é bonito ele é azul porque tem água e
floresta a floresta é verde eu gostei de aprender de planeta e estrela gostei
da atividade de pintar os planetas eu queria aprender mais da Lua.]
Roda
de Conversa na Sala Conversa Dirigida
Gostei de Pintar e Colar (Rackel)
aprendi
do planeta que fica perto do Sole do Planeta maior é o Júpiter, Emanuella
eu
queria aprender desenhar um astronauta e aprendi desenhar um planeta, Luiz
Miguel gostei do Júpiter, Daniel Vênus e do Planeta que tem anel é o Saturno,
Planeta Terra, Urânio, Saturno, Gabriel aprendi do Saturno, Matheus o planeta
que fica perto do Sol é o Vênus, Pedro Jorge tem Planeta Terra e o Saturno fica
rodando em perto do Sol, No Planeta Terra tem Pessoas (Todos), Bruno no Planeta
Terra tem água, pessoas.
Avaliação da recreacionista Daniela
Felix
Os
Jogos são uma forma lúdica de aprendizagem, então produzi alguns jogos aliados ao tema do pro0jeto: memória dos planetas,
jogos de quantidades e quebra-cabeça
Foi um
sucesso ele se interessaram de tal maneira que me surpreendi.
Nnos primeiros dias
eu jogava junto com eles passando regras e ensinando os nomes das figuras, foi
por pouco tempo minha participação neste sentido, pois eles tinham prazer no
que faziam e não demorou muito para que eles mesmos escolhessem o que queriam
jogar e formassem sozinhos cantos de jogos; eu fiquei somente como mediadora.
Aprenderam a respeitar as regras do jogo, esperar a vez para jogar e não queriam parar quando era hora de guardar ,reclamavam.
Os Jogos
para a Turma da estrela foi uma ferramenta de Trabalho que deu certo, tanto no
prazer de brincar como na aprendizagem.
Avaliação
das Crianças em relação aos jogos
Emanuella-
Legal o jogo de memória lá tem o planeta terra.
Daniel-
Eu gosto da Memória eu jogo, lá tem Planeta Terra, Saturno tem um anel em
volta.
Gabriel-
O de montar tem o Planeta Terra
Patrícia-O
de Montar tem Arco-Íris ele fica no Céu e tem o Sol.
Jefferson-Aquele
de montar ele tem desenho o Planeta Terra.
Gabriela-
Eu gosto do quebra-cabeça porque é lindo, tem sol, planetas.
Rackel-
Eu gosto do jogo porque tem Planeta Terra, Planeta Mercúrio e Estrela.
Cauan-
Eu gosto do Planeta Água é o Planeta Terra eu gosto daquele que tem a Chuva.
Matheus-
Eu gosto do que tem na gotinha, estrela esta coisa.
Portfólio do Projeto: “Contar e recontar para encantar”AG3C- Turma do TATU
Professora: Amanda
Recreacionista: Daniela Felix
período : março e abril
OBJETIVOS DO PROJETO
Incentivar o prazer e o valor da leitura, aproximando as crianças da literatura infantil diversas.
Desenvolver o habito pela leitura e o cuidado com os livros.
Proporcionar o simples prazer de ler e vivenciar momentos de leitura, fazendo assim que construam espontaneamente o hábito de ler.
Explorar diversos livros e materiais.
Possibilitar o desenvolvimento da imaginação.
Levar as crianças a desenvolver valores como a obediência, o respeito, o amor, a honestidade, a solidariedade, a bondade, o perdão entre outros.
PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA ESCOLHA DO TEMA:
Desenvolver o hábito pela leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em casa, e aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz, maior será a chance de torna-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente
A literatura infantil , então , deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.
Durante a adaptação das crianças na creche aconteceram muitas atividades diferentes, mas sempre tinha uma das crianças que me pediam para ler um livro, contar uma historia e então sempre atendia ao pedido e pude perceber o quanto eles gostam desse momento, assim nasceu o tema do nosso primeiro projeto.
ATIVIDADES REALIZADAS
Hora da leitura diária escolhida pelas crianças;
Confecções de painéis dos trabalhos realizados em aula;
Exposição de filmes sobre o livro da semana;
Conversa informal sobre valores;
Ilustrações das histórias lidas ou ouvidas; feita pelas crianças através dos momentos de artes.
Dramatização das histórias;
Encenação de histórias infantis com o auxílio de fantoches.Pintura de desenhos das histórias; impresso e criados pelas crianças.
Criação do cantinho da leitura;
Leitura de livros em casa com os pais;
Hora do conto realizada pelos alunos da história contada pelos pais;
Confecção de fantoches com sucata.Brincadeiras voltadas ao tema
Jogos com nome das histórias
Reconhecer letras e números nas histórias contadas
Livros utilizados:
Era uma vez um tatu bola.
A história do tatu.
Jeca, o Tatu.
Viva eu, Viva tu, Viva o rabo do tatu.
Mundinho de paz.
Superamigos.
Chapeuzinho vermelho.
Chapeuzinho amarelo.
Os três porquinhos.
A bela e a fera.
Menina bonita do laço de fita.
O cabelo da Lelê.
E outros sempre que for sugerido pela criança.
Avaliação da professora:
Desde o inicio do projeto durante a roda era lido um livro por semana, a primeira semana do projeto foi lido Viva Eu, Viva Tu, Viva o rabo do tatu, um livro de parlendas.Dessa forma as crianças aprenderam uma parlenda por dia inclusive a do Tatu já que é o nome da nossa turma.
Durante o projeto trabalhamos a alfabetização possibilitando assim a escrita do próprio nome e do titulo das historias.
Utilizamos diferentes métodos para contar historias um deles foi o avental de historia proporcionando a interação entre as crianças, o aluno Kayc recontou a historia da chapeuzinho vermelho, as crianças adoraram e todas as vezes pediam para o Kayc contar historia. Um talento despertado.
Encenamos também o conto da chapeuzinhos vermelho as crianças se sentiram a vontade, foi bem proveitoso pois pude notar o respeito e a colaboração de um com os outros.
No decorrer do projeto foi criado o nosso mascote TATU ALEGRIA produzido pelas crianças e pela recreacionista Daniela, eles amam levar o tatu para casa e passar o dia com ele.
Ao final do projeto foi confeccionado um livro e no ultimo dia do projeto fizemos a roda da leitura com todos os livros lidos durante os dois meses do projeto.
Foi mágico ver as crianças contando historias uma para a outra, lembrando de cada pedacinho das historias.
Amei o projeto e percebi que as crianças também ficaram felizes e satisfeitos com as atividades propostas, pois eles interagiram e participaram do começo ao fim do projeto. Não posso deixar de falar do cantinho da leitura que surgiu em nossa sala, um cantinho agradável que faz parte da nossa rotina.

Comentários