A creche da família e a família na creche


A creche da família e a família na creche 
"Os encontros das famílias e equipe pedagógica devem mostrar as intenções pedagógicas da educação infantil  e a evolução do desenvolvimento da criança "
Aproximar as famílias do trabalho pedagógico é um dever dos gestores.Está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): as escolas têm a obrigação de se articular com as famílias e os pais têm direito a ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da definição das propostas educacionais.
       A escola , seja ela de educação infantil ou ensino fundamental foi criada para servir à sociedade. Por isso, ela tem a obrigação de prestar contas do seu trabalho, explicar o que faz e como colabora no desenvolvimento  das crianças e criar mecanismos para que a família acompanhe a vida escolar dos filhos.  "O envolvimento dos adultos com a Educação dá às crianças um suporte emocional e afetivo que se reflete no seu desenvolvimento e desempenho.
         O papel do pai e da mãe é  mostrar interesse pelo que as crianças  aprendem, pelas atividades realizadas na creche  e acompanhar o seu desenvolvimento .Para isso, é preciso orientar os pais e subsidiá-los com informações , colocá-los a par dos objetivos  e dos projetos desenvolvidos e criar momentos em que essa colaboração possa se efetivar.
A revista nova escola publicou ações que colaboram para um  relacionamento de qualidade com as famílias essas ações   fazem parte do Projeto Sócio pedagógico CEASCOM

1. Apresentar a escola e funcionários para a família  
  Convidar as famílias para conhecer as instalações e, principalmente, a equipe pedagógica e os funcionários é fundamental para que eles se apropriem do espaço e se sintam à vontade para fazer parte dele. Esse momento pode acontecer antes ou após a matrícula e serve para que os gestores exponham o funcionamento e a rotina da escola. Explique a finalidade de cada ambiente e a função dos profissionais que ali trabalham, apresentando-os pelo nome. Aproveite para compartilhar as regras de funcionamento previstas no Regimento Escolar. Ao comunicá-las aos pais, abre-se um canal de diálogo sobre os direitos e deveres de cada um. Se possível, faça com que os professores conheçam os familiares antes do início das aulas.
No CEASCOM esse momento acontece antes das atividades anuais começarem e chamamos de reunião de acolhimento.


2. Entrevistar os pais e os alunos 
  Conhecer a família da criança é essencial. As matérias-primas de qualquer relação humana são o interesse, a compreensão e o respeito. Para que a escola tenha uma parceria efetiva com as famílias e direcione as ações que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento da criança , ela precisa saber quem é o seu público. O ato da matrícula é o momento ideal para a primeira entrevista. Aborde assuntos como a história de vida da criança e a experiência escolar anterior. Conversas individuais com pai e mãe ao longo do ano ajudam a conhecer melhor a criança e aprender a se relacionar com ela
No CEASCOM as entrevistas acontecem no primeiro semestre onde é realizado o prontuário pedagógico. A entrevista é individual entre professor e a família


3. Expor o currículo e os projetos   
 No documento mais importante da escola, já devem estar previstas as possíveis contribuições das famílias. Exemplos: pais, mães e avós podem ser convidados para falar durante o desenvolvimento de atividades sobre profissões e brincadeiras de infância. Dessa forma, a escola valoriza os conhecimentos da comunidade e fortalece o vínculo com ela. No projeto sócio  pedagógico, podem estar listadas outras ações institucionais, como campeonatos entre pais, oficinas em que a família constrói brinquedos, rodas em que os pais contam histórias ou escutam as lidas pelos alunos e os eventos de finalização dos projetos desenvolvidos pelas turmas com a presença dos pais.
Várias atividades estão planejadas para 2012 no CEASCOM onde ocorre a participação efetiva das famílias: oficina de pipa com pais, oficina de artes com mães, exposição de atividades  aberta á comunidade, participação nas culinárias realizadas pelas crianças. As famílias também participam efetivamente na rotina da creche pois muitas vezes são chamadas pra ajudar na cozinha, na limpeza e em organização de eventos

4. Fazer uma reunião pedagógica de pais   
 "A reunião para falar mal dos estudantes e compartilhar somente problemas não serve para nada. Os encontros devem mostrar as intenções pedagógicas  e a evolução da aprendizagem e o desenvolvimento da criança e discutir estratégias conjuntas para melhorá-la"
Em 2012 realizaremos reuniões pedagógica bimestrais , no mês de maio cada turma planejou o encontro com o objetivo de falar sobre o trabalho realizado, apresentar atividades realizadas com as crianças e criar vínculos com as famílias. No final desta matéria acompanhe os roteiros das reuniões de cada turma. 

5. Informar a comunidade sobre o desempenho da escola     
Ferramentas tradicionais, como murais, bilhetes e demais comunicados impressos, são instrumentos que servem para informar sobre o funcionamento da escola, prestar contas, convocar reuniões e compartilhar os projetos em andamento. Na era da informática, as escolas com computador e acesso à internet podem ter outros canais de comunicação que facilitem a interação. A criação do site da escola com espaço para comentários dos visitantes, de listas de discussão, fóruns e blogs é um exemplo.
O CEASCOM valoriza a comunicação como meio de aproximação e criação de vínculos com as famílias para isso temos: caderno de recados que entre outros comunicados também envia aos pais o calendário mensal de atividades; na entrada da creche temos o mural onde além de vários comunicados de interesses diversos também fica afixado o cardápio mensal servido para as crianças e desde 2009 o CEASCOM está nas redes sociais ,criou em 2009 o Blog : Espaço pedagógico Coração de Maria  e em 2011 página no: Facebook
https://www.facebook.com/ceascom?bookmark_t=page

6. Criar uma escola de pais com palestras e debates
   "Sempre que possível, a escola deve ser uma referência para as famílias, ajudando-as a compreender melhor os filhos e a realidade. Ela pode levantar o debate sobre as questões sociais e culturais mais presentes no cotidiano da comunidade", acredita Maria do Carmo Brant, do Cenpec. Encontros com especialistas em saúde, nutrição, aprendizagem, higiene e debates sobre violência e psicologia infantil são assuntos que interessam a todos. Além disso, é uma forma de, por meio da informação e da análise, favorecer a transformação do entorno
No CEASCOM chamamos esse espaço de reunião de famílias., Uma vez por mês,  a assistente social, voluntária e parceira da creche,  Débora Pádua, realiza reuniões temática com as famílias. Essas reuniões acontecem em diferente horários para viabilizar a participação dos pais. 
Os temas são escolhidos de acordo com as demandas da creche e interesse demonstrado pelas famílias. Sexualidade Infantil será o tema do mês de maio, em abri o tema foi: A importância do Brincar na Educação Infantil

7. Promover festas e comemorações
  Assim como as atividades esportivas e culturais, as festas não devem ser as únicas oportunidades para contar com a presença de pais e mães na escola. Contudo, elas são ótimas chances para criar uma relação mais próxima e conversar sobre os filhos. As famílias mais presentes até assumem a organização de eventos e outras iniciativas propostas pela escola. Porém alguns cuidados são necessários ao planejar as comemorações: as festas não podem desrespeitar a liberdade religiosa das famílias nem ter participação obrigatória.
No CEASCOM as festas são sempre momentos muito alegres e descontraídos. As famílias colaboram sempre que requisitadas. Em 2012 várias festas estão sendo planejadas: Festa do Dia das mês e pais, festa Junina, Festa de natal, Exposição de atividades das crianças entre outras.

Referência bibliográfica:
http://revistaescola.abril.com.br
http://educarparacrescer.abril.com.br

Reunião Pedagógica de Pais AG2A
Data 10/04/2012
Profª Flaviana -Recreacionista: Daniela Felix
Horário: 08h00

08h00- Acolhimento dos Pais
08h30- Apresentação da equipe e dos pais
08h40- Apresentação da Pauta
08h50- Leitura dinâmica do Livro; Agora não, Bernardo
09h15- Reflexão e conversa sobre a história 
09h30- Leitura do texto Função da Educação Infantil
Falando sobre: -Caderno de Recados
-Trocas -Kit Pessoal para Higiene
10h00- Finalização com leitura do texto; Ser criança.

Função da Educação Infantil - Desenvolvimento Infantil
A Educação infantil não tem como objetivo substituir a família na educação e desenvolvimento da criança mas sim realizar um trabalho significativo para que este  desenvolvimento aconteça pois as crianças pequenas que passam este período em creches e pré- escolas precisam de um pleno desenvolvimento cognitivo  e emocional.
O principal instrumento de que utilizam são as brincadeiras, O brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atitudes mais importantes para que a criança se constitua como sujeito da cultura. Quando brinca, a criança usa seus recursos para explorar o mundo, amplia sua percepção sobre o ambiente e sobre si, organiza o pensamento, além de trabalhar seus afetos, controlar agressividade e sensibilidades; aprende também a relacionar-se e criar um vínculo afetivo com o adulto que cuida dele.Na Educação Infantil é preciso garantir a constituição de sujeitos falantes por meio das brincadeiras, das cantigas de roda, dos jogos e na interação com os outros.
Na Construção de sua autonomia a criança será capaz de reconhecimento da própria imagem no espelho diferenciando-se do "eu" do outro ;  capaz de controlar seus esfíncteres deixando de usar a fralda totalmente e fazendo sua higiene pessoal, capaz de   aprender a se vestir , pentear-se, que ela seja capaz de  alimentar-se  mostrando suas preferências e já  utilizando  e manusear sozinho o talher  e o copo 

Ser Criança
"Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."

(Gilberto dos Reis)


Reunião Pedagógica de Pais AG III A  
  - Data  12/04/2012
Professora : Keila Felix  Recreacionista : Daniela Valderamos
H: 8:00  as 10:30

8:00-acolhida  com fotos das crianças no multimídia.
8:30 - Apresentação da equipe e dos pais.
8:40- Apresentação da pauta.
8:55 – Leitura d texto “ As crianças aprendem o que elas vivenciam”  
Vídeo  Pai eu estou te observando / criança vê, criança faz!
9:10 -Discutindo o filme.
Falando sobre limites, castigos e disciplina.
Caderno de recados e material pessoal da crianças
Autonomia da criança na creche.
9:40 -Ensinando uma atividade para fazer com toda família. ( massinha comestível)
10:15- finalizar com clipe das crianças.
10: 30- Sorteio  do livro “ as crianças aprendem o que vivenciam”.

As Crianças Aprendem o que Vivenciam

 Se as crianças vivem ouvindo críticas, aprendem a condenar.
 Se convivem com hostilidade, aprendem a brigar.
 Se as crianças vivem com medo, aprendem a ser medrosas.
 Se as crianças convivem com a pena, aprendem a ter pena de si mesmas.
 Se vivem sendo ridicularizadas, aprendem a ser tímidas.
 Se convivem com a inveja, aprendem a invejar.
 Se vivem com vergonha, apredem a sentir culpa.
 Se vivem sendo incentivadas, aprendem a ter a confiança em si mesmas.
 Se as crianças vivenciam a tolerância, aprendem a ser pacientes.
 Se vivenciam os elogios, aprendem a amar.
 Se vivenciam a aprovação, aprendem a gostar de si mesmas.
 Se vivenciam o reconhecimento, aprendem que é bom ter um objetivo.
 Se as crianças vivem partilhando aprendem o que é generosidade.
 Se convivem com a sinceridade, aprendem o que é justiça.
 Se convivem com a equidade, aprendem o que é justiça.
 Se convivem com a bondade e a consideração, aprendem o que é respeito.
 Se as crianças vivem com segurança, aprendem a ter confiança em si mesmas e naqueles que o cercam.
 Se as crianças convivem com a afabilidade e a amizade, aprendem que o mundo é um bom lugar para se viver.

Reunião Pedagógica de Pais AG III B  
 Data  13/04/2012
Professora: Carolina / Recreacionista: Daniela Val.
Período: das 13h00  as 16h00.


 13h00- Acolhimento: Ao entrarem na sala, terão cadeiras em círculos para que os pais se acomodem de modo a verem uns aos outros.
 13h20 Apresentação de todos com crachás e lista de presença. 
13h40 Iniciaremos o dia com uma dinâmica, que será uma dobradura criando uma casa, na qual dentro serão colocadas palavras de carinho e incentivo, que os pais deixarão aos seus filhos, para o dia seguinte.
 Partindo disto as dúvidas e dificuldades que surgirão, iniciaremos a reunião focando a faixa etária e importância da educação infantil, o porquê se trabalha uma atividade de dobradura, ou recorte... 
  14h40 Partiremos para o assunto limites, dentro desta faixa etária.
 Em seguida: higiene materiais de uso pessoal, caderno de recados a importância na vida escolar do filho, a importância dos projetos da turma especifica, rotina, acidentes na creche ao brincar.
 15h30 Dialogar sobre a fase de 0 a 6 anos em que acontece todo o desenvolvimento do ser humano e , dependendo da forma como essa criança for estimulada nesta fase, isto acarretará consequências positivas ou negativas no futuro. Com base nestes aspectos, postula-se que a Educação Infantil tem um fim em si mesmo. Parte das necessidades e interesses da criança garantindo, assim, um desenvolvimento harmônico em todos os aspectos.E o quanto é importante estarem presentes nas festas e eventos na creche!
Dialogar sobre o  trabalho desenvolvido  com as  crianças de 5 e 6 anos, 
16h00 finalizaremos com uma palavra de carinho aos participantes, ex: cada pai  presente falará ao seu colega do lado uma palavra marcante, e abraços de despedida, colocando-se no lugar das crianças ao se despedirem no final do dia!
 Um forte abraço. Professora Carolina e Recreacionista Daniela Val.












 




















Acróstico feito pelo Luiz Carlos e Barbara pais da Yasmin avaliando a participação da família na creche!!



 M A R A V I L H O S O!! 
Estão todos de parabéns: equipe pedagógica e famílias  CEASCOM!!!

Comentários

Cosme Bomfim disse…

Adorei a postagem de vcs e o papel Educacional desenvolvidos pelos gestores desta instituição, mostrando
quando se tem cumplicidade e compromisso os resultados são sempre positivos.Só gostaria de saber uma coisa vcs são uma instituição pública ou privada? Pois o meu TCC é sobre o papel da creche quanto instituição educacional e não um deposito de crianças. Gostaria de manter contato com vcs.
Parabéns! a todos que faz parte da creche Coração de Maria.

Cosme Bomfim

Postagens mais visitadas deste blog

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ

Projeto Pinóquio - onde a fantasia e a imaginação contribuem para o desenvolvimento da criança.

O Dia do abraço!!