Convivendo e brincando com artes


Projeto Convivência e Alegria : Tema  Convivendo e brincando com artes

 Data: 23/03/2012.
 Professora responsável: Carolina.
 Planejamento e Execução - Equipe CEASCOM
 Crianças de 1ano e 8 meses a 6 anos

Justificativa.
Acreditando que a expressividade,  as atividades artísticas são importantes no desenvolvimento da identidade e da autonomia e são ainda um meio de controle motor, de compreensão do espaço e de desenvolvimento da imaginação
Este projeto proporcionará  um momento de atividades lúdicas e criativas  em que as crianças, através das diversas linguagens, consigam se expressar cada vez melhor e  com as cores,, se lambuzarem criando objetos coloridos e ”brincando com as artes”
Objetivos:
Favorecer  a criatividade através de brincadeiras  explorando a linguagem plástica, expressando sentimentos,
Valorizar a criatividade , talento e habilidade da criança
Propiciar a  Integração entre todos os grupos nas diferentes faixa etárias
Elevar a auto estima e fazer com que a criança sinta-se importante e capaz.
Oferecer alegria e lazer através das artes
Estratégia:
Roda de conversa com as crianças para estabelecimento de combinados com relação aos cuidados e respeito com os amigos.
Expressão plástica: pintura com vários tipos de materiais, criação de objetos, colagem, recortes, desenhos e outros.
Dinâmica: brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades,
Músicas diversas.
Ambiente colorido e atrativo, Educadores vestidos com camiseta de cores fortes.
Dividir as turmas em 3 grupos distintos e identifica-las pelas cores: vermelho, amarelo e azul
Brincadeiras
Materiais Necessários
10 folhas de papel pardo.Tinta guache várias cores.
Papeis diferentes tipos, Gliter coloridos
Lantejoulas.
retalhos que temos nas salas. 03 pacotes de bexigas.
Rolo de barbante.
Cola colorida Cola comum
sucatas

Roteiro do dia:
07h30   - Acolhimento das crianças , organização  e divisão por grupos e  conversa  sobre o lanche coletivo.
08h30 -  Café da manhã coletivo com: pães, todinho, cestas de frutas, área externa 1;
09h10  - Roda da conversa  sobre o projeto convivendo e brincando com arte,com cada grupo colorido
09h30  - Com som de músicas, cada turma com o responsável, partirá para escolha da criação da arte na área verde e demais espaços ao redor, onde terá uma mesa com todos os materiais.
10h30  -  higiene e Intervalo para almoço dos menores, turma do arco íris brincando no parque 1. Descanso. AG2A e AG 3 A
12h30 turma do arco íris assistirá  Ao filme: “ Kika de onde vem o Arco Iris.
14h00  Organização dos grupos coloridos no parque 1,  para atividades livres com tinta no papel pardo colado na parede como artistas pintando um quadro.
14h40 Organização da turmas higiene e troca para o lanche.
15h30 Lanche coletivo : sorvete colorê, self service
16h00, Brincadeiras todas as turmas – ( tema cores)
16h20 – Avaliação feita com as crianças através de desenhos e registros das falas
Tarefas:
-  organização do lanche manhã – Célia, Leidy e Elizete
- organização do lanche da tarde – Vera, Leidy e  Elizete
 - preparar as pulseiras coloridas Professoras: Carol – 27 vermelhas, Keila – 27 azuis. Flaviana – 26 amarelas
- separar material necessário – Vera e Célia
- som – Leidy
- organização para atividade manhã ( distribuir material e organizar o local )  – professora keila e Dani Felix
- organização par a atividade tarde – ( distribuir material e organizar o local ) professora Carol e Dani Val
- arrecadar sucatas e traze-las limpas: potes, tampinhas, rolhas, bandejas de isopor , caixa de pasta de dente e sabonete ( toda equipe)- organização -  arrecadação Prof Flaviana
- divisão dos grupos por cor – professoras e recreacionistas

“Sou livre para o silêncio das formas e das cores.”
Manoel de Barros

 atividade de pintura colorida no parque


 integração entre as turmas

















 como é gostoso fazer a maior meleca!







 pintar o sete




 depois todo mundo se divertiu na sorveteria do Coração























Na hora de ir embora, a alegria de levar 
a produção artística pra casa.

Agradeço aos parceiros que colaboraram para a execução do projeto e alegria das crianças 
Dr Vera Regina
Sr Ricardo Bellinazzi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ

Projeto Pinóquio - onde a fantasia e a imaginação contribuem para o desenvolvimento da criança.

Projeto Panelinha - culináira na Educação Infantil