BORBOLETA, JACARÉ E ARCO ÍRIS SÃO OS MASCOTES 2012 DO CEASCOM



O QUE É O PROJETO MASCOTE?
O projeto Mascote surgiu a partir de escolha das crianças, no início do ano para dar um nome para a turma.
A partir dai o personagem ( mascote ) é utilizado como metodologia de trabalho  pedagógico na creche  Ele passa a ser o nome e o tema da turma e é o responsável pelo projeto VISITA DO MASCOTE onde cada turma de crianças fica responsável por cuidar do mais novo companheiro, assumindo a  responsabilidade dessa tarefa em conjunto com a família
           Este ano temos os seguintes mascotes escolhidos:
           AG2A crianças de 2 a 3 anos e 11 meses – Mascote BORBOLETA
           AG3A crianças  de 4 a 4 anos e 11 meses – Mascote JACARÉ
           AG3B crianças de 5 a 5 anos e 11 meses –Mascote ARCO ÍRIS

PORQUE O MASCOTE VAI PRA CASA?
  • Para Proporcionar a criação e o fortalecimento do vínculo afetivo entre o grupo;
  • Aumentar a socialização das crianças e adultos criando o laço de união e amizade através do objetivo comum: cuidar da mascote;
  • Para Facilitar a aquisição de conhecimento de forma motivadora;
  • Para Contribuir na formação de valores e cidadania;
  • Para Proporcionar integração entre família e educação infantil estreitando os laços afetivos e familiares;
  • Para Colaborar na formação da autonomia e responsabilidades;
O QUE  A FAMÍLIA DEVE FAZER QUANDO A CRIANÇA LEVAR O MASCOTE PRA CASA?                
            Cada dia uma criança leva para a casa o mascote. Junto com ele vai um diário para a criança e a família registrarem  todas as atividades realizadas durante a visita ( pode ser um desenho da criança ou um texto pequeno do adulto)
 A participação dos pais no projeto acontece no momento em que eles  se envolvem  com a proposta pedagógica, estimulando os filhos no cuidado com o  mascote, a responsabilidade de não sujar, não rasgar e não deixar que ele seja maltratado por ninguém, já que terão que devolver no dia combinado á creche.
A visita do mascote a casa da crianças tem data a ser cumprida e regras a serem seguidas pelas famílias e crianças.


 O MOMENTO DA ESCOLHA DOS MASCOTES 2012

AG3B crianças de 5 a 5 anos e 11 meses– Mascote ARCO ÍRIS
Professora Carolina
Recreacionista: Daniela Valderramos

Durante a roda da conversa as crianças foram questionadas sobre qual seria o nome escolhido para a turma. Nesse dia eles estavam bastante agitados e na tentativa da escolha ouve empate na votação.entre urso arco íris  e coração  Pesquisaram nos  livros, selecionaram figuras e então chegaram a um consenso
O Nome da turma seria ARCO ÍRIS com um mascote de coração feito de pano com a ajuda das famílias . O coração será feito de pano com tiras nas cores do arco íris.
                                                                                  Professora Carolina

AG3A crianças  de 4 a 4 anos e 11 meses – Mascote JACARÉ
PROFESSORA : Keila
RECREACIONISTA: Daniela Valderramos

O projeto mascote é uma metodologia utilizada na creche Coração de Maria, para  dar as turmas um nome fantasia escolhido coletivamente através do interesse das  crianças que compõem cada agrupamento da creche.
Este ano as crianças do AG 3A , já na segunda semana de que havíamos iniciado as atividades na creche  me questionavam sobre qual seria o nome da nossa turma, então decidimos que iriamos escolher naquele mesmo momento. Aproveitei que as crianças estavam brincando com varias miniaturas de diversos animais e então selecionamos os que mais eles gostavam.
Foram escolhidas quatro  miniaturas:  um tatu, um dinossauro, um jacaré e uma lagartixa.
Coloquei  todas as miniaturas em folhas de sulfite para iniciarmos uma votação
Antes expliquei para as crianças a regra da votação e que o nome escolhido seria o que obtivesse mais votos.
Cada criança votou no que mais lhe atraia  fazendo um risco na folha  da miniatura escolhida. No final  contamos juntos as quantidades de risco que cada miniatura ganhou e o mais votado foi o jacaré, 

  Assim foi escolhido o MASCOTE 2012 da turma do AG3A - TURMA DO JACARÉ

                                                                                                     Professora keila










 AG2A crianças de 2 a 3 anos e 11 meses – Mascote BORBOLETA
             Professora Flaviana
             Recreacionista: Daniela Felix e Célia

A escolha ocorreu no último dia 08/02/2012 , foi à última turma a escolher por serem os menores,  ainda em adaptação.
A Professora Flaviana e a recreacionista Célia fizeram uma roda com as crianças e uma caixa surpresa  surgiu  trazendo vários bichinhos de pelúcia.
Os bichinhos se apresentaram falando seus nomes e dizendo que eles haviam ido conhecer a escola e um deles queria ficar com a turma ( uma breve história foi contada com o auxilio de músicas)
Após  todos os bichinhos serem apresentados a professora perguntou quais eles queriam que ficassem na creche. Três dos  bichinhos apresentados  foram os mais apontados pela turma: borboleta, onça e leão
Em seguida foi feita.uma votação lúdica 
A maioria das crianças não sabe falar então a professora Flaviana colocou cada um dos três sobre uma folha, e com  tinta guache foram imprimindo os dedinhos pra votar.
Esse momento foi muito especial pois além da escolha do mascote foi a primeira  experiência com tinta

"A borboleta obteve 10 votos,a Onça 02 votos e o Leão apenas 01
Uma criança não quis votar por conta do choro constante e o medo da primeira experiência em colocar 
o dedinho na tinta guache. ( 1 abstinência)
Fiquei muito satisfeita e não achei que
 o resultado sairia assim tão rápido
Apesar da pouca idade das crianças elas corresponderam e compreenderam qual era o objetivo da atividade
A Mascote escolhido foi Borboleta, portanto somos:
TURMA DA BORBOLETA"

Professora Flaviana















       

Comentários

Aprendendo Arte disse…
Olá!
Lindo site de vocês. Muita força e luz nessa luta pedagogica!

Kaysy
Anônimo disse…
que fixe
Anônimo disse…
Maravilhoso! Que continuem assim, afinal o papel da pedagogia e iluminar o mundo! Através de professores que valorizam a educação!

Postagens mais visitadas deste blog

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ

Projeto Pinóquio - onde a fantasia e a imaginação contribuem para o desenvolvimento da criança.

Projeto Panelinha - culináira na Educação Infantil