A Equipe pedagógica da creche Coração de Maria e a formação continuada em 2011

A importância da formação continuada de profissionais que atuam na  educação infantil


Renova-te.
Renasce em ti mesmo.
Multiplica teus olhos para veres mais.
Multiplica teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado,
Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.
Sempre outro.
Mas sempre alto.
Sempre longe.
E dentro de tudo.

"Cecília Meireles"


Uma formação de professores(as) com qualidade contempla a pluralidade de perspectivas
teóricas, de modo a permitir ao professor e à professora amplo conhecimento das teorias pedagógicas para a primeira infância. Com base nos conhecimentos adquiridos nos processos de formação e a partir da análise da realidade institucional em que estiver inserido, professores e professoras poderão participar dos processos coletivos de construção da proposta pedagógica mais adequada.
Como uma função de extrema responsabilidade social, a formação continuada se
constitui num direito dos(as) profissionais da educação. Formação continuada é aquela
que se estende por toda a vida profissional. É através dela que, por meio de recursos
e estratégias as mais diversas, o(a) profissional pode avaliar a adequação de sua prática e incorporar novos conhecimentos e habilidades que melhor correspondam às necessidades de educação e cuidado dos educandos no contexto social e cultural em que estão inseridos.
A formação continuada inclui as situações criadas no interior das creches e escolas
de Educação Infantil. Pode ocorrer quando são reservados tempo e espaço para
reflexão individual e coletiva sobre o trabalho, para estudos, discussões, elaboração
de projetos e avaliação. Nesses momentos a equipe de professores e de professoras,
coordenadores e coordenadoras, gestores e gestoras têm a oportunidade de propor
soluções para os desafios encontrados na prática cotidiana e, ao mesmo tempo,
identificar necessidades individuais ou coletivas de formação e aprimoramento
profissional.
A formação continuada pode ser realizada também por meio da participação em
cursos, seminários, encontros e palestras e outras estratégias que promovam situações
de reflexão sobre temas direta ou indiretamente relacionados à educação, ou ainda,
situações de enriquecimento cultural do(a) professor(a).
É importante também destacar que as necessidades de formação não são definidas
de modo abstrato. Relacionam-se com o contexto institucional e social imediato dos(as)
professores(as) e crianças. Ao mesmo tempo, é necessário termos em mente as
características da nossa sociedade contemporânea, marcada pela velocidade das
transformações e pela multiplicidade de conhecimentos e informações. Esta realidade
exige do profissional da educação capacidade para realizar escolhas, buscar e
interpretar informações das mais variadas fontes.

De acordo coma Legislação brasileira e avanços na área da Educação Infantil, vale ressaltar:
  • Todos os(as) professores(as) que atuam em creches e pré-escolas devem ter, no mínimo, a formação em nível médio na modalidade Normal.
  • A História da Educação Infantil no Brasil seguiu dois caminhos paralelos: um para a pré-escola e outro para a creche. Hoje, com a mobilização de amplos setores da nossa sociedade, há um esforço coletivo por tratar a educação da criança de 0 a 6 anos de idade como parte integrante da área da educação, sem diferenciações quanto à origem social das crianças e suas famílias. Com isto, um dos desafios atuais da área é o de formar professores(as) para essa área de atuação.
  • Ao longo da trajetória dos professores da Educação Infantil, havia uma “confusão” entre os papéis da educadora de creche e da mãe da criança.Essa “confusão” relacionava-se com a ausência de clareza do que deveria ser a creche. Hoje, a creche é reconhecida como instituição de cuidado e educação das crianças, e seus profissionais são professores(as)
  • O trabalho com crianças de 0 a 6 anos exige conhecimentos específicos sobre seu desenvolvimento e sobre as condições adequadas de organização do trabalho nas creches e pré-escolas. Assim, a formação profissional e a reflexão permanente sobre a prática são elementos centrais da qualidade da Educação Infantil.
bibliografia: Proinfantil - MEC

A Equipe pedagógica da creche Coração de Maria e a formação continuada em 2011

Participação em cursos, seminários, encontros e palestras 
  • Oficina de Conotação de Historiá Além do Encantamento - semana da educação - SME 
  • Oficina para Educadores" Consumo Sustentável" 
  • Seminário "Experiências de Interação Escola-Família - Unicamp 
  • Acesso,Educação Geral e Arte 
  • O Novo Plano Nacional da Educação - semana da educação - SME 
  • Palestra Hiperatividade: do que se trata? - Instituto Entre Laços " SP 
  • Sexualidade ao longo da Vida e Diversidade - Centro de Referência GLBT/AFASCOM 
  • Seminário Municipal: Educação Integral na Construção da Proposta Política Sócio Pedagógico . SMCAIS - PMC 
  • A Pedagogia do Caracol e Formação de Educadores : a Memória, os ciclos da Natureza e a Educação dos Sentidos. - semana da educação - SME 
  • Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada.- 
  • Conferência Concepções Históricas de Criança, Educação, Educação Infantil e Educador- Unicamp 
  • Palestra Afetividade e Ensino - Unicamp 
  • Formação de fundamentos e princípios em educação - escola /tigrinhos comunidade. 
  • Efeitos da rotina na organização da vida psíquica do bebê e da criança. Instituto Entre Laços " SP 
  • Curso de gestão de projetos sociais - Senac campinas 
  • Formando leitores dentro de casa", semana da educação - SME 
  • "historia para rir, sonhar e refletir" semana da educação - SME 
  • alfabetização na educação infantil escola/ tigrinhos comunidade 
  • psicomotricidade na educação infantil escola /tigrinhos comunidade 
  • "dislexia" Faculdade Unisal 
  • Mordidas como entendê-las Instituto Entre Laços -SP 
  • Artes e gostosuras artísticas - Tigrinhos Comunidades. 
  • Oficina de trançadeiras - tranças para crianças 
  • IX Conferência Municipal dos direitos de crianças e adolescentes - CMDCA Campinas 
  • Curso avançado informática - CEPROCAMP 
  • UM OLHAR ATENCIOSO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA - CEASCOM/CIMA - vários temas: violência de direitos contra criança e adolescente, educação infantil e suas nuances 
  • Projeto de Capacitação de Educadores no Atendimento Básico de Emergências Médicas - EABEM 
  • Trocando experiências pedagógicas: Saúde da criança - CS Satélite iris I 
  • Congresso Internacional da pedagogia dos sentidos - PMC
Participação em Tempos e espaços para reflexão individual e coletiva sobre o trabalho, para estudos, discussões, elaboração de projetos e avaliação. 

  • Participação em Reuniões pedagógicas semanais para discussão de temas, planejamentos , avaliação,elaboração de projetos , leitura de texto e troca de experiências
  • Reuniões semestrais de avaliação com participação de toda equipe
  • Reuniões semestrais da planejamento
  • Troca de experiências entre os profissionais da creche
  • Troca de experiências entre profissionais das duas unidades AFASCOM
Participação e  reflexão sobre temas direta ou indiretamente relacionados à educação e situações de enriquecimento cultural 

  • Participação das atividades em comemoração ao Dia 18 de Maio - Dia do combate a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes
  • Participação das atividades do Grito dos Excluídos e combate ao preconceito
  • participação no evento do Dia da consciência negra
  • reflexões com a promotora da infância e juventude - Sra  Lygia
Registros, fotos...

Cortejo 18 de maio
 cortejo 18 de maio
 reunião de avaliação 2º semestre
 evento dia do consciência negra
 Congresso Internacional de pedagogia dos sentidos
 Encontro de formação - um olhar atencioso pra a educação infantil
                                              palestra violação de direitos
 troca de experiencias CIMA e CEASCOM
  troca de experiencias CIMA e CEASCOM
 educação infantil e suas nuances
 palestra a saúde da criança - Dra Elaine pediatra
 troca de experiencia CEASCOM
  troca de experiencia CEASCOM
 participação no evento Grito dos excluídos
  participação no evento Grito dos excluídos
  participação no evento Grito dos excluídos
  participação no evento Grito dos excluídos

 encontro de avaliação 1º semestre 
 encontro de avaliação 1º semestre 
 Palestra com a  Promotora da Infância e Juventude
  Palestra com a  Promotora da Infância e Juventude
 reunião pedagógica semanal
  reunião pedagógica e de planejamento

Comentários

Meire Ellen Mell disse…
Quero doar um colchão de berço, uma banheira de bebê azul e alguns brinquedos, vocês precisam/querem?

Meire (19)9291-6772

Postagens mais visitadas deste blog

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ

Projeto Pinóquio - onde a fantasia e a imaginação contribuem para o desenvolvimento da criança.

O Dia do abraço!!